A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Planejar e executar práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino
A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejar e executar práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer sensibilidade, conhecimento teórico e criatividade. Segundo Pimenta (2002), a prática docente se fortalece quando o professor articula os saberes pedagógicos com a realidade sociocultural do aluno. Ao utilizar materiais acessíveis e diversificados, o educador amplia a aprendizagem e estimula múltiplas linguagens.
A literatura infantil, as contações de história e os recursos lúdicos são ferramentas essenciais nos anos iniciais. Vickery (2016) destaca que atividades ativas e significativas geram engajamento e desenvolvimento integral, enquanto Ritter (2020) reforça a importância de criar situações de estudo com foco na participação do aluno. Nesse contexto, o uso de materiais alternativos — como caixas, tecidos, sucatas e papéis diversos
— amplia as possibilidades criativas da aula.
Considerando os pilares da educação (Delors, 1998) — aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser —, o educador deve planejar experiências que favoreçam não somente o conteúdo, mas também a formação ética, social e emocional das crianças.
ETAPA 1 – PARTE TEÓRICA (mínimo 15 linhas e máximo 25 linhas)
Com base nos textos e autores estudados, reflita sobre a importância da prática pedagógica planejada e ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aborde os seguintes aspectos:
– O papel do planejamento didático nas práticas pedagógicas criativas.
– A relevância da ludicidade e do uso de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem.
– A articulação entre teoria e prática no contexto da alfabetização e do letramento.
– A importância da avaliação formativa no acompanhamento da aprendizagem.
– Utilize ao menos dois autores da bibliografia da disciplina para embasar sua resposta.
ETAPA 2 – É HORA DE COLOCAR AS MÃOS NA MASSA (atividade prática com evidência fotográfica)
Nesta etapa, você deverá planejar e construir um recurso pedagógico para ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente no ciclo de alfabetização ( 3º ano). Escolha uma história infantil curta como base para a atividade.
Exemplos de recursos possíveis (você pode criar outro):
– Caixa surpresa com objetos da história
– Avental de contação de histórias
– Palitoches ou dedoches com personagens
– Varal de imagens da narrativa
– Livro sensorial feito com EVA, feltro, tecido, etc.
O que deve conter na entrega prática:
– Nome da história escolhida e objetivo pedagógico da atividade (por exemplo: estimular a linguagem oral, ampliar vocabulário, reforçar sequência lógica).
– Descrição do material construído (quais materiais foram usados, como foi montado, em que momento da aula será utilizado).
– Envio de 3 fotos obrigatórias:
Foto 1: Recursos para a construção do material.
Fot 2: Você em processo de montagem ou organização do material.
Foto 3: Você com o material finalizado e pronto para uso.
Orientações Finais:
Use a criatividade e reaproveite materiais disponíveis.
O foco da avaliação será: clareza do objetivo pedagógico, adequação ao público-alvo, criatividade, reaproveitamento de materiais e coerência entre teoria e prática.
Valorize a estética e a funcionalidade do material produzido.
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 53_2025
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI
A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS
Primeiramente, a 019 se reúne com o cliente para entender suas necessidades e, em seguida, inicia soluções específicas. Desde já, garante suporte contínuo e, do mesmo modo, acompanha até a finalização. Antes de tudo, analisa o projeto e, então, propõe as melhores melhorias. Sob o mesmo ponto de vista que outras assessorias seguem normas, a 019, por outro lado, se destaca pela agilidade. A princípio, organizar exigências acadêmicas pode parecer desafiador, contudo, a 019 simplifica o processo e, além disso, assegura qualidade em cada etapa. Antes que o prazo final chegue, é essencial contar com a 019, sobretudo porque entrega revisado e, logo após, ajusta qualquer detalhe. Analogamente ao orientador acadêmico, a 019 guia seus clientes, porém com abordagem mais personalizada e eficiente. Por analogia, atua como uma consultoria, porém com atendimento mais próximo e acessível.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238