1ª QUESTÃO A fisiologia humana e do exercício é uma área fundamental para a formação do educador físico, seja ele bacharel, voltado para o treinamento, prescrição de exercícios e promoção - 019 Assessoria

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1ª QUESTÃO A fisiologia humana e do exercício é uma área fundamental para a formação do educador físico, seja ele bacharel, voltado para o treinamento, prescrição de exercícios e promoção

1ª QUESTÃO A fisiologia humana e do exercício é uma área fundamental para a formação do educador físico, seja ele bacharel, voltado para o treinamento, prescrição de exercícios e promoção

1ª QUESTÃO A fisiologia humana e do exercício é uma área fundamental para a formação do educador físico, seja ele bacharel, voltado para o treinamento, prescrição de exercícios e promoção da saúde em diferentes contextos, ou licenciado, direcionado para a prática pedagógica na escola e para a formação integral dos estudantes por meio do movimento. Compreender como o organismo funciona em repouso e durante o exercício permite ao profissional interpretar respostas agudas, reconhecer adaptações crônicas ao treinamento e, a partir disso, planejar intervenções eficazes e seguras. Essa compreensão envolve desde o estudo da bioenergética e do metabolismo até os sistemas cardiorrespiratório, muscular e endócrino, que trabalham de forma integrada para manter a homeostase e sustentar o desempenho físico.
ARDENGUE, Mariana; LUZ, Suelen R., Fisiologia geral e do movimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Nesta atividade, você será desafiado(a) a responder questões discursivas que contemplam os principais temas do livro da disciplina.

Orientações gerais:
-Leia com atenção a solicitação da pergunta e responda sempre de forma simples e objetiva.
-Muitas perguntas são interpretativas, assim, é necessário que você entenda o conteúdo solicitado na questão, para conseguir elaborar sua resposta.
-Utilize o arquivo MODELO MAPA – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO disponível na pasta Material da Disciplina, para responder esta atividade.
-Utilize o livro em PDF (disponível dentro do ambiente da disciplina) para elaborar suas respostas.
-Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível dentro do ambiente da disciplina.

Tema 1 – Bioenergética e metabolismo do exercício

  1. Preencha o quadro a seguir, considerando as características das vias de ressíntese de ATP:
ATP-CPGlicólise anaeróbiaSistema oxidativo
Dependente de O2
Substrato(s) Utilizado(s)
Local onde a via acontece
Velocidade de ressíntese de ATP
Quantidade de ATP
  1. Quando iniciamos uma atividade física ou um exercício físico a exigência energética aumenta, impondo desafios as vias metabólicas. Nesse contexto, explique o que significa o período descrito como “déficit de oxigênio”.
  2. A intensidade e a duração do exercício são os dois principais fatores que determinam qual via metabólica predominara durante a atividade ou exercício físico. A partir disso, descreva qual via metabólica de ressíntese de ATP predomina em cada modalidade esportiva apresentada a seguir:
    a) Maratona (aproximadamente 2 horas de prova):
    b) 100 metros rasos na natação (aproximadamente 50 segundos de prova)
    c) 100 metros rasos no atletismo (aproximadamente 10 segundos de prova):
    d) 800 metros com barreiras no atletismo (aproximadamente 1m e 35 segundos):

Tema 2 – Sistemas cardiorrespiratório e suas respostas ao exercício

  1. Descreva de forma simples e objetiva qual a função do sistema respiratório e do sistema cardiovascular no fornecimento de O2.
  2. Durante o exercício, o sistema cardiorrespiratório realiza uma série de ajustes imediatos, denominados
    respostas agudas ao exercício, cujo principal objetivo e fornecer mais oxigênio aos músculos e, assim, gerar mais energia para manter a atividade física. Considerando essas informações, responda:
    a) Qual é a resposta aguda da Frequência cardíaca (FC) durante um exercício contínuo.
    b) O que é Débito Cardíaco (DC) e qual a resposta dessa variável durante o exercício físico?
    c) O que acontece com o fluxo sanguíneo durante o exercício físico?
    d) O que significa a sigla “VO2” e o que essa variável representa?

Tema3 – Sistema muscular e exercício

  1. A contração muscular pode ser classificada em diferentes tipos, conforme a relação entre a forca gerada pelo musculo e o movimento resultante. Cite e descreva os três tipos de contração muscular, apresentando um exemplo de cada.
  2. Cite 3 adaptações crônicas (estruturais e/ou funcionais) que ocorrem com a pratica regular do exercício ao longo do tempo, no musculo esquelético.

Tema 4 – Sistema endócrino e exercício

  1. O cortisol e a testosterona são hormônios que possuem papéis relevantes no metabolismo, na adaptação ao esforço e na regulação de processos corporais. Esses hormônios diferem quanto ao local de produção, composição química e forma de atuação, refletindo funções específicas no organismo. Preencha o quadro a seguir, descrevendo o que se pede.
TestosteronaCortisol
Local onde é produzido
Estrutura química
Classificação da ação
Funções principais
Respostas principais ao exercício
Tema 5 – Exercício físico e variáveis fisiológicas
  1. O que é o VO2máx (o que ele representa) e como ele pode ser utilizado na prática profissional?
  2. Como a FCmáx pode ser utilizada na prática profissional?
  3. Como a escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) pode ser utilizada na pratica profissional?

Orientações finais:
-Cópias parciais ou totais serão zeradas.
-Poste seu arquivo em formato word (.doc) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.
-Certifique-se se o arquivo enviado está correto. Se houver algum problema na postagem, comunique ao seu mediador, com urgência, pois após a finalização do prazo, não há como alterar o arquivo. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações pode acarretar algum desconto na nota.

MAPA – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO – 54_2025

1ª QUESTÃO A fisiologia humana e do exercício é uma

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1ª QUESTÃO A fisiologia humana e do exercício é uma

A fisiologia geral e do movimento explica os processos vitais do corpo. Primeiramente, os estudiosos observam músculos e sistema nervoso. Em seguida, analisam respostas aos estímulos. Além disso, a pesquisa demonstra adaptações corporais e, por conseguinte, favorece o bem-estar. Entretanto, cada organismo reage de modo singular. Por outro lado, a prática regular fortalece o desempenho físico. Assim, o conhecimento aplicado melhora a eficiência motora; portanto, sustenta a saúde. Ademais, o estudo contínuo impulsiona a inovação. Outrossim, o domínio técnico amplia a compreensão do corpo. Logo, a fisiologia traduz ciência em vitalidade. Dessa forma, o movimento promove equilíbrio. Aliás, a disciplina afirma seu valor científico. Finalmente, o saber fisiológico aperfeiçoa a vida humana.

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