
ATIVIDADE 1 – LPED – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 54/2023
A construção do número
.
1.“A construção do conceito de número não acontece somente no Ensino Fundamental, pelo contrário, as
noções mais elementares para esta construção podem e devem acontecer muito antes desse período,
dentro e fora da escola. Fora da escola, nos momentos de vivências e experiências do seu dia a dia e, na
escola, nos espaços de Educação Infantil, em que as interações mediadas pelo professor, precisam acontecer
com os enfoques planejados, atividades e encaminhamentos com objetivos que conduzam esta construção
pela criança” (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 3).
2. “A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas, lida
com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste
conceito, porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos.
No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos iniciais, no que diz
respeito à dificuldade de encaminhamentos adequados ao trabalho com a construção do conceito de
número com as crianças (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 1).
Estas informações encontram-se no texto: “A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA” no
link: https://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/CC/CC_Perego_Franciele.pdf
A partir da leitura do texto e as informações do livro de Metodologia de Matemática, elabore um texto
dissertativo (até 10 linhas) que estabeleça as diferenças entre classificação e seriação. Proponha duas
atividades lúdicas (envolvendo a classificação e seriação) que oportunizem um trabalho sistemático
de construção de conceitos matemáticos e descreva o que a criança poderá desenvolver participando
destas atividades.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238