ATIVIDADE - SEMANA DE CONHECIMENTO GERAIS - 53/2023 I - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

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ATIVIDADE – SEMANA DE CONHECIMENTO GERAIS – 53/2023 I

019 Assessoria Acadêmica

ATIVIDADE – SEMANA DE CONHECIMENTO GERAIS – 53/2023 I

1ª QUESTÃO
O ano de 2020 foi impactado pela pandemia do Covid-19 e, diante da rápida e fácil transmissão, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu medidas de segurança, com o objetivo de coibir a propagação do vírus, como o distanciamento social, a quarentena e o isolamento social.
Fonte: FRANCISCATO GARCIA, G. H. REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, COVID-19 E SAÚDE.
Interfaces Científicas – Saúde e Ambiente, v. 8, n. 2, p. 313-323, 2020.

Sobre o exposto, assinale a alternativa correta:
( ) No Brasil, houve aumento nos registros de violência doméstica desde os primeiros finais de semana após os governos estaduais decretarem o distanciamento social em 2020.
( ) Durante a pandemia do Covid-19 tivemos uma grande diminuição nos casos de violência contra a mulher.
( ) A violência contra a mulher sempre é praticada por seu parceiro, pessoa que convive com ela no mesmo ambiente domiciliar.
( ) De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher é aquela em que a mulher sofre damos físicos, apenas.
( ) A Lei 14.022/2020 tem como objetivo substituir a então conhecida Lei Maria da Penha.

2ª QUESTÃO
Em 2006, tivemos uma grande e importante conquista no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher: foi promulgada a Lei nº 11.340, de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Considerada um dos instrumentos legislativos mais potentes para enfrentamento da violência contra as mulheres no Brasil, recebeu este nome em homenagem a Maria da Penha, símbolo de luta por uma vida livre de violência.
Fonte: SILVA, T. M. G. da; FERRREIRA, M. W.; GUARIZA, N. M. Contribuições da história oral para uma discussão sobre violência doméstica e adoecimento feminino. Projeto História, São Paulo, v. 72, p. 257-283, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/52814/38380. Acesso em: 26 jul. 2023.

Com base na Lei nº 11.340, de 2006, analise as afirmativas a seguir:
I. Classifica as formas de violência doméstica contra a mulher em: física, psicológica, sexual, patrimonial e assédio moral.
II. Determina que a violência doméstica independe de sua orientação sexual.
III. Prescreve a criação de juizados especiais de violência doméstica e familiar contra as mulheres, com competência cível e criminal para abranger as questões familiares decorrentes da violência contra a mulher.

É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

3ª QUESTÃO
De acordo com Adeodato et al. (2006, p. 2) violência é “todo e qualquer ato embasado em uma situação de gênero, na vida pública ou privada, que tenha como resultado dano de natureza física, sexual ou psicológica, incluindo ameaças, coerção ou a privação arbitrária da liberdade”.
Fonte: ADEODATO, V. G. et al. Qualidade de vida e depressão em mulheres vítimas de seus parceiros. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 1, fev. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/kbLB4v3hdrn3fCvDfrKv3Hx/. Acesso em: 10 jul. 2023.

Com base no excerto, analise as afirmativas a seguir:
I. A violência contra as mulheres tem sido analisada, tomando como suporte teórico os estudos de gênero.
II. violência é um fenômeno multicausal, é um conceito polissêmico de difícil apreensão, variável em distintas temporalidades e culturas.
III. A violência é um estressor psicossocial capaz de gerar alterações fisiológicas de amplos efeitos sobre a saúde, ainda que se admita que algumas mulheres consigam dar respostas menos traumáticas.

É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

4ª QUESTÃO
Os avanços na tecnologia, combinados com uma demanda crescente por ambientes de aprendizagem virtual, criaram uma oportunidade para a consolidação de diversos formatos de materiais instrucionais. Simultaneamente, um número substancial de instituições de ensino suspendeu aulas presenciais por conta da pandemia de COVID-19

UNESCO2022

, aumentando a demanda por materiais educacionais digitais. Um dos materiais instrucionais que podem ser usados em ambientes virtuais são os jogos educacionais digitais (EduGames)
Tokarievaetal. 2019.

Com base no texto acima sobre jogos educacionais digitais e motivação do aluno, assinale a alternativa correta.

Com relação aos jogos educacionais digitais analise o que é correto quantos as afirmaticas a seguir:
I. A jogabilidade é um resultado dos efeitos causados pelas interações com o sistema que geram diversão e entretenimento, e buscam agregar ao gameplay.
II. A motivação de um aluno é um fator que influencia seu desempenho escolar independente do domínio do curso, Portanto é desejável que o aluno esteja motivado para aprender.
III. A área de avaliação de jogabilidade está diretamente relacionado com os efeitos ou estéticas , evocados pela experiência com o jogo, nas interações com os componentes e comportamentos do seu sistema.
IV. O Framework descreve com profundidade a sensação de fluxo e sua relação a jogos, a contribuição do GameFlow está na sua taxonomia cujas emoções serviram para auxiliar na classificação do critério de diversão.
É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
As constantes mudanças impulsionadas pela tecnologia proporcionaram uma evolução na forma de interação e comunicação entre as pessoas. Tais mudanças são mais visíveis graças às transformações ocorridas na sociedade, que com a crescente utilização da tecnologia mudou sua forma de se expressar, comunicar e divertir.
Com base no texto apresentado, é correto afirmar sobre o conceito de nativo digital:
I. Nativos digitais são aqueles que nasceram em um mundo cercado por tecnologia, com acesso a computadores, videogames e internet desde cedo.
II. Imigrantes digitais são os indivíduos que nasceram antes da integração dos recursos tecnológicos ao dia- a-dia e têm dificuldade em utilizar a tecnologia de forma natural.
III. As principais características dos nativos digitais incluem maior velocidade para processar informações, acesso aleatório às informações, comportamento ativo em relação ao aprendizado e necessidade de feedback imediato.
IV. A necessidade de uma abordagem de aprendizagem adequada aos nativos digitais pode ser alcançada por meio da utilização de jogos eletrônicos.
É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

6ª QUESTÃO
O ciúme tem sido descrito como grande causa da violência praticada pelo homem contra a mulher. Os ciúmes podem estar relacionados à possessividade, muitos homens tratam as mulheres como objeto de sua propriedade. Faz-se necessário conceber as mulheres vítimas de violência como sujeitos sociais que carregam em si as características culturais do gênero que, segundo Ribeiro e Coutinho (2011), é uma construção social, e tem colocado o homem em uma situação de dominação sobre a mulher ao longo da história.
Fonte: RIBEIRO, C. G.; COUTINHO, M. L. L. Representações sociais de mulheres vítimas de violência doméstica na cidade de João Pessoa-PB. Psicologia e Saúde, v. 3, n. 1, p. 52-59, 2011. Disponível em: https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/81. Acesso em: 12 jul. 2023.

Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. As representações dos relacionamentos conjugais, por mais avanços que a sociedade tenha alcançado no que diz respeito aos papéis de gênero, ainda guardam certa marca da tradição, validando o poder e autoritarismo dos homens sobre as mulheres.
II. A cultura e os papéis de gênero que a mulher carrega consigo nem sempre existiram. Mulheres e homens já estiveram lado a lado na história de nossa sociedade.
III. O Brasil sempre esteve regido sobre uma ideologia patriarcal que banalizou e, mais do que isso, justificou diversas formas de violência contra as mulheres, tornando a sociedade tolerante a práticas de agressões físicas e psicológicas que, só muito recentemente, passaram a ser tipificadas como crimes nos códigos penais.

É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

7ª QUESTÃO
Não existe uma só maneira de realizar a fase de game design e desenvolver o GDD na produção de um jogo, portanto, para construir as diretrizes propostas pelo presente artigo, é necessário determinar quais os elementos que formam um jogo e os principais pontos que devem existir em um documento de game design.
Diante do contexto analise as afirmativas e aponte o que representa os elementos essenciais para o game design de jogo educacional:

I. O tema relaciona o conteúdo à história, estética, mecânica e tecnologia do jogo.
II. A estética está relacionada as partes visuais, sonora do jogo, aparências e sensações que o jogo deve transmitir.
III. O feedback permite o aprendizado punitivo, mas que gere motivação e desenvolvimento de novas habilidades e o desenvolvimento progressivo.
IV. A história refere-se à descrição da história e acontecimentos relacionados ao mundo do jogo e seus personagens.
V. A aprendizagem está relacionada a descrição dos conteúdos pedagógicos e definição dos objetos de aprendizagem que serão abordados e trabalhados no jogo.

É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e V, apenas.
( ) I, II, IV e V, apenas.
( ) I, II, III, IV e V.

8ª QUESTÃO
A utilização de jogos digitais na educação tem se mostrado uma estratégia eficaz para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os jogos proporcionam uma experiência motivadora, desafiadora e interativa para os alunos, o que os torna mais engajados e receptivos ao aprendizado. Além disso, a educação baseada em jogos atende aos estilos de aprendizagem da geração atual, tornando o conteúdo mais interessante e significativo para eles.
Considerando os benefícios da educação baseada em jogos, analise as afirmativas e sinalize o que é correto:
( ) Os jogos digitais são inadequados para a educação, pois podem distrair os alunos e prejudicar o aprendizado.
( ) A educação baseada em jogos é ineficaz, pois os alunos tendem a perder o interesse rapidamente.
( ) A utilização de jogos na educação é restrita a jogos de ação e aventura, não sendo aplicável a outras áreas do conhecimento.
( ) Os jogos digitais podem melhorar habilidades cognitivas, como a capacidade de leitura de imagens e o pensamento crítico.
( ) A educação baseada em jogos só é adequada para alunos mais jovens, sendo ineficaz para estudantes universitários.

9ª QUESTÃO
Entre os temas abordados em nossa Semana de Conhecimentos Gerais, está o conceito de controle social. Tal termo diz respeito à construção de instrumentos, mecanismos e ações que possibilitem ao cidadão fiscalizar as ações do Governo, o que inclui a reivindicação por transparência na gestão e no cuidado com a máquina pública, afinal, a ideia de uma sociedade democrática prevê a participação da coletividade no cuidado para com as ações e decisões que afetam a vida de todos. Leia a seguir um comentário da cientista social Lizandra Serafim sobre a gênese deste conceito. Atualmente, observamos diversos atores de diferentes segmentos da sociedade e de governos defendendo a existência de mecanismos de controle social e de participação. Mas, será que todos estão defendendo a mesma idéia, a mesma concepção de controle social? O uso deste termo se difundiu especialmente nos anos 90, quando foram implementadas as chamadas “reformas do Estado” em diversos países em nível mundial. Instituições internacionais que elaboraram modelos para estas reformas defendiam a “accountability”, um termo que remete à transparência das ações do Estado, prestação de contas e controle da corrupção. Na América Latina, este termo em inglês foi utilizado como sinônimo de “controle social” mas guardou esse significado difundido internacionalmente: controle da corrupção, da legalidade das ações dos gestores e governantes, acionamento de órgãos competentes para punir as irregularidades e sanção através da não eleição de governantes que não seguiram as normas ou não representaram seus eleitores.
SERAFIM, Lizandra. Controle social: que caminhos? In: Instituto Pólis. Disponível em: https://polis.org.br/uploads/532/532.pdf> Acesso em 15 maio 2021.

Acerca deste assunto, analise as afirmações a seguir:
I. O conceito de controle social está diretamente relacionado ao princípio de que os cidadãos têm o direito de terem ciência das ações tomadas pelos governantes, contribuindo dessa forma para o funcionamento do regime democrático.
II. O controle social pode ser garantido através da construção de mecanismos que possibilitem à população meios de fiscalizar como tem sido a gestão do Governo, o que implica na constante atenção às ações dos representantes por nós eleitos.
III. O termo controle social diz respeito às ferramentas do Estado para controlar as ações da sociedade, observando-se sempre os princípios democráticos.
IV. A ideia de controle social refere-se ao combate à corrupção, assim, mesmo que um determinado Governo não atue de modo a representar seus eleitores, desde que não seja corrupto mesmo não necessita passar pelo controle social.

É correto o que se afirma em
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.

10ª QUESTÃO
TEXTO 1

TEXTO 2
Para a compreensão mais contemporânea, a ética pode ser entendida de maneira um pouco diferente do passado. Ética seriam os princípios universais, que, portanto, aplicam-se a todos, de forma mais imparcial, ou seja, baseiam-se no preceito de que os indivíduos ou os seus interesses devem receber igual respeito. Em seu sentido mais amplo, argumentam Outhwaite e Botomore (1996, p. 278), “a ética refere-se à avaliação normativa das ações e do caráter de indivíduos e grupos sociais”. A ética é a reflexão sobre a melhor forma de viver e conviver, ou seja, são princípios universais que regem a sociedade. Já a moral, como veremos mais à frente, estaria mais ligada a decisões pessoais que tomamos. Sendo assim, a ética é sempre um olhar vigilante sobre a moral. A ética é a avaliação normativa das ações e do caráter de indivíduos e dos grupos sociais. Como diz Roger PolDroit (2012), “a ética faz com que o homem se pergunte qual a melhor maneira de agir”; e mais: “

. . .

a ética é, antes de tudo, o conjunto de reflexões ligadas a questões do gênero – O que devo fazer? Como devo me comportar?”
CREMONESE, Dejalma Cremonese. Ética e moral na contemporaneidade. Campos Neutrais – Revista Latino- Americana de Relações Internacionais Vol. 1 nº 1, jan – abr. 2019. pp. 08-28.

Tendo em vista a leitura dos textos 1 e 2, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.

I. Em tom humorístico, o texto 1 critica o desrespeito aos preceitos éticos observado na sociedade ao apresentar uma conduta antiética justamente em uma aula sobre o tema.
II. Em tese, os princípios éticos contemporâneos devem levar os sujeitos a questionarem suas práticas, a fim de verificar se elas são condizentes com o comportamento socialmente desejável. III. Na contemporaneidade, o conceito de ética está ligado aos princípios universais que devem reger a vida social, pregando sobretudo o respeito a todos, independente das diferenças.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:
( ) V, V, V.
( ) F, F, F.
( ) V, F, V.
( ) F, V, F.
( ) F, F, V.

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