Camila, 19 anos, está no 1º ano de seu curso de graduação. Por conta da nova rotina, ela tem dormido pouco, pulado refeições, retirado totalmente carboidratos e lipídios da alimentação - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

Camila, 19 anos, está no 1º ano de seu curso de graduação. Por conta da nova rotina, ela tem dormido pouco, pulado refeições, retirado totalmente carboidratos e lipídios da alimentação

Camila, 19 anos, está no 1º ano de seu curso de graduação. Por conta da nova rotina, ela tem dormido pouco, pulado refeições, retirado totalmente carboidratos e lipídios da alimentação

Camila, 19 anos, está no 1º ano de seu curso de graduação. Por conta da nova rotina, ela tem dormido pouco, pulado refeições, retirado totalmente carboidratos e lipídios da alimentação (pois resolveu fazer uma dieta por conta própria) e praticado exercícios físicos todos os dias. Ela relata sentir fraqueza muscular, dificuldade de concentração e queda de cabelo. Também comentou que, desde que começou o curso, praticamente não bebe água, porque “esquece”.
Preocupada com os sintomas, ela procurou orientação com outro colega de estudos, que propôs refletir sobre a situação com base no funcionamento das células.
Após suas reflexões e estudos sobre sua situação, Camila levantou alguns questionamentos para se aprofundar mais sobre o assunto, e definir suas novas ações com relação à sua rotina.

Agora responda os questionamentos levantados por Camila (você pode utilizar seu livro como base para auxiliar em algumas das respostas).
1. Por que a água é fundamental para o funcionamento celular?

2. Como a ausência de água pode afetar o transporte de substâncias e o metabolismo celular?

3. Como a falta de carboidratos e lipídios pode afetar o fornecimento de energia para as células de Camila? Quando esse processo de energia está em ação, qual organela está envolvida? Explique em poucas linhas como esse processo aeróbico de produção de energia funciona.

4. Observando sua queda de cabelo, quando procurou uma resposta sobre essa situação, qual a resposta encontrada sobre a relação entre ingestão de proteínas e queda de cabelo?

5. Observando o caso de Camila, quais erros ela está cometendo em sua rotina (considere todas as informações apresentadas no caso)?

6. Quais orientações práticas, com base na bioquímica celular, você daria a Camila para melhorar sua saúde (leve em consideração as moléculas apresentadas no caso, e pense em sua ingestão alimentar de forma geral)? Justifique suas orientações com base na bioquímica.

O que e como deve ser feito?

– Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar leitura de seu material de estudo, assim como

assistir as aulas conceituais e aulas ao vivo.
– Posteriormente, você deverá responder as questões propostas.

 

MAPA – BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA – 53_2025

Camila, 19 anos, está no 1º ano de seu curso

✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Camila, 19 anos, está no 1º ano de seu curso

Primeiramente, a 019 acredita em parcerias verdadeiras, ou seja, caminha junto com o cliente em todas as fases. Ainda assim, o trabalho não termina na entrega: continua presente para ajustes e melhorias constantes.

Ademais, a empresa valoriza a inovação e o aprimoramento contínuo. Ou seja, está sempre buscando novas práticas e tecnologias. Com profissionalismo, analisa cada etapa com rigor. Dessa maneira, assegura que o resultado final supere as expectativas.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp