COMO CALCULAR O MULTIPLICADOR MONETÁRIO E A EXPANSÃO DOS MEIOS DE PAGAMENTO - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

COMO CALCULAR O MULTIPLICADOR MONETÁRIO E A EXPANSÃO DOS MEIOS DE PAGAMENTO

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

COMO CALCULAR O MULTIPLICADOR MONETÁRIO E A EXPANSÃO DOS MEIOS DE PAGAMENTO

1ª QUESTÃO Para explorar de forma prática o conteúdo aprendido, vamos analisar COMO CALCULAR O MULTIPLICADOR MONETÁRIO E A EXPANSÃO DOS MEIOS DE PAGAMENTO.

Para isto, você deve:
Passo 1: Ler o texto de apoio:
A quantidade de moeda ofertada em uma economia corresponde à soma do total de papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista nos bancos comerciais e que a base monetária é o volume de moeda em circulação decidida pelo Banco Central.
Desta forma temos que o multiplicador monetário (m) é a relação entre a oferta de moeda e sua quantidade em circulação dentro da economia e depende do comportamento do Banco Central ao determinar sua política de emissão, dos bancos comerciais e seus recursos em depósito, e também, da população ao realizar suas escolhas de poupar ou gastar. Assim, quanto maior forem os fatores que influenciam a base monetária, como reservas voluntárias e compulsórias, as taxas de redesconto (que é o valor cobrado pelos empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais para que estes mantenham sua liquidez) e a propensão do público a poupar, menor será o multiplicador monetário.

Fonte: BASSO-SILVA, Roseli. G-A: Multiplicador Monetário e os Agregados Brasileiros. 2019. Disponível em:
<https://randomwalk.com.br/2019/04/15/g-a-multiplicador-monetario-e-os-agregados-brasileiros/>.

Passo 2: Analisar a situação problema da atividade

Suponha que em uma economia hipotética A, os agentes econômicos apresentem o seguinte comportamento com relação ao processo de criação de moeda: 40% dos meios de pagamentos são retidos pelo público, sob a forma de depósitos à vista, nos bancos comerciais. Destes depósitos à vista, 10% são recolhidos pelo Banco Central sob a forma de recolhimentos compulsórios, e 10% são retidos pelo próprio banco comercial para reserva de caixa.

Suponha que em uma economia hipotética B, os agentes econômicos apresentem um comportamento um pouco diferente em relação ao processo de criação de moeda: 80% dos meios de pagamentos são retidos pelo público, sob a forma de depósitos à vista, nos bancos comerciais.

Elaborado pela professora, 2024.

Passo 3: resolver o exercício

Analisando as duas economias A e B sobre o comportamento dos agentes em relação ao processo de criação de moeda, responda:

a) Qual das duas economias apresenta o maior valor de seu multiplicador monetário? Para responder calcule o valor dos multiplicadores.
b) Qual o valor da expansão dos meios de pagamentos (oferta de moeda) na economia B quando o Banco Central aumenta R$ 2.000.000,00 a base monetária?

 

MAPA – ECO – MACROECONOMIA I – 52_2024

COMO CALCULAR O MULTIPLICADOR MONETÁRIO

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES ✅

👉 CLICANDO AQUI (Instagram) 👈

COMO CALCULAR O MULTIPLICADOR MONETÁRIO

SAIBA MAIS SOBRE NÓS  CLICANDO AQUI

Afinal, qual aluno não se beneficiaria de uma orientação acadêmica focada e eficiente como a da 019?

Todas as vezes que um aluno enfrenta um desafio, a 019 se mobiliza para oferecer soluções eficazes e imediatas. Ademais, a 019 também se destaca por sua capacidade de adaptação às diferentes necessidades dos alunos, o que, sem dúvida, enriquece ainda mais o processo de aprendizagem.

Anteriormente, muitos alunos enfrentavam dificuldades sozinhos; agora, com o suporte da 019, eles encontram caminhos mais claros para o sucesso. Às vezes, a carga acadêmica pode ser esmagadora; por isso, contar com a 019 faz toda a diferença.

Logo após começarem a usar os serviços da 019, muitos estudantes notam uma melhoria significativa em suas notas, e então, percebem o valor do serviço. Todavia, a assessoria não se foca apenas em notas; ela também desenvolve habilidades de estudo sustentáveis nos alunos.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp