Conceitualização Inclusive em nosso material didático aprendemos sobre esse modelo de produção, Toyotismo, que faz a diferença na competitividade das empresas.
Conceitualização
Inclusive em nosso material didático aprendemos sobre esse modelo de produção, Toyotismo, que faz a diferença na competitividade das empresas.
“Considerando que a competitividade das organizações se acirra a cada dia, o modelo de produção faz a diferença competitiva. Isso foi o que ocorreu com a Toyota, quando seus engenheiros desenvolveram o que, hoje, é denominado Just In Time (JIT), levando em consideração os aspectos flexibilidade, lotes unitários e zero ou mínimo estoque” (Carneiro; Paião, 2019, p. 86)
Fonte: CARNEIRO, R. A.; PAIÃO, L. S. Administração da produção. Maringá: Unicesumar, 2019, p. 86.
Ação
Chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a ação.
Nesta atividade MAPA você é convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre administração da produção.
Sendo assim, através do caso do vídeo da experimentação apresentada você terá que assumir um papel de um futuro profissional e realizar uma análise do modelo de produção do Toyotismo.
Para atingir o seu objetivo nesta atividade, você terá algumas etapas, vamos para cada uma delas.
Etapa 1 – Apresentar o que é o Toyotismo.
Nesta primeira etapa, você deverá assistir com atenção o vídeo da experimentação e apresentar o que é o Toyotismo e como foi criado. Nesta etapa, a sua resposta terá como base o vídeo da experimentação assistido anteriormente.
Etapa 2 – Detalhar os principais princípios do Toyotismo.
Agora, nesta etapa, você deverá detalhar quais são os principais princípios do Toyotismo e trazer informações sobre o que cada um deles trata-se. Nesta etapa, a sua resposta terá como base o vídeo da experimentação assistido anteriormente.
No material apresentado, foi destacado que o Toyotismo se fundamenta em três princípios principais, acompanhados de suas explicações. Assim, sua tarefa nesta etapa é retomar essas informações e apresentá- las de forma clara em sua resposta.
Etapa 3 – Associar o Toyotismo a algum caso real.
Nesta terceira etapa, você terá que associar os conceitos e os princípios do Toyotismo a alguma empresa real, pode ser qualquer empresa de qualquer segmento, seguindo os seguintes critérios na resposta:
3.1 Nome da empresa:
3.2 Segmento de atuação:
3.3 Princípio do Toyotismo que fica evidente na empresa e justificar a sua resposta:
No item 3.3 você terá que descrever como aquele princípio do Toyotismo, que pode ser 1 ou os 3 princípios, fica evidente na operação da empresa, escreva com exemplos, como você visualiza que aquele princípio está sendo utilizado no dia a dia da empresa, justificando assim a sua resposta.
Etapa 4 – Importância do Toyotismo para as empresas.
Nesta quarta etapa, você deverá, com suas palavras, descrever qual a importância do Toyotismo para as empresas.
Ou seja, pense como um gestor dentro da empresa na área industrial, como os princípios do toyotismo podem aumentar a produtividade e qualidade dos produtos. Elabore a sua resposta com suas palavras.
MAPA – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – 54_2025
Conceitualização Inclusive em nosso material didático
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Conceitualização Inclusive em nosso material didático

As empresas aumentam produção; portanto, elevam eficiência. Além disso, reduzem custos; enquanto melhoram processos, assim mantêm qualidade; porém, inovam; pois competem globalmente; contudo, enfrentam riscos; entretanto, adaptam-se; logo, crescem; por fim, consolidam mercado. A mesma forma, as empresas ampliam parcerias; ainda assim, analisam riscos; em seguida, ajustam métodos; posteriormente, implementam melhorias; ademais, fortalecem equipes; além disso, monitoram desempenho; sobretudo, priorizam inovação; igualmente, adotam tecnologia; consequentemente, elevam competitividade; enfim, alcançam resultados sustentáveis.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238

