MAPA – ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA – 53/2023
1ª QUESTÃO
Na prática, a administração orçamentária envolve a elaboração de um plano financeiro para um período determinado. Esse plano pode incluir a previsão de receitas e despesas, o planejamento de investimentos e projetos, a definição de metas e objetivos financeiros, entre outras informações relevantes para a gestão financeira da organização. Sendo assim, é um plano financeiro que estabelece como os recursos financeiros serão obtidos e gastos para atender às metas e necessidades específicas dessas entidades. Em resumo, a administração orçamentária é uma prática essencial para a gestão financeira de organizações, que permite uma gestão mais eficiente e eficaz dos recursos financeiros disponíveis.
CASTRO, Silvio C. de. Administração Orçamentária. Maringá – PR.: Unicesumar, 2022.
A partir deste contexto, analise o seguinte estudo de caso e sua respectiva solução:
A empresa ABC, especializada em fabricação de produtos eletrônicos, está planejando a produção de um novo modelo de smartphone para atender às necessidades do mercado. O departamento de finanças da empresa é responsável por elaborar o orçamento para o projeto, que inclui os custos de produção, investimentos em equipamentos e tecnologia, despesas com marketing e vendas, entre outros. Após a elaboração do orçamento, a equipe de gerenciamento do projeto descobriu que os custos de produção previstos eram maiores do que o esperado. Como resultado, a empresa teve que fazer um reajuste no orçamento para evitar um possível déficit financeiro.
Para lidar com o desafio de reduzir os custos de produção, a empresa ABC decidiu adotar algumas medidas, como: a) Aumento dos gastos com marketing e vendas, com aumento de campanhas publicitárias e a aumento de investimentos em canais de venda (independentemente da eficiência destas ações, apenas visando aumentar vendas). b) Negociação de preços com fornecedores de materiais e componentes eletrônicos, de forma a comprar produtos de melhor qualidade para melhorar o produto final, causando um consequencial aumento nos custos de produção. c) Revisão do plano de investimento em equipamentos e tecnologia, acelerando a aquisição de alguns itens, que poderiam ser adquiridos em um momento posterior. Essas medidas permitiram que a empresa reduzisse os custos de produção e cumprisse o orçamento estabelecido para o projeto.
Com base nessa resolução apresentada, (a) faça uma avaliação sobre a mesma, demonstrando se a solução (medidas adotadas) está correta, ou precisa de melhorias. Ao final, (b) faça uma análise crítica da resolução do estudo, argumentando de acordo com a teoria, o motivo do orçamento importar para a administração empresarial.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238