
MAPA – ECO – MICROECONOMIA II – 51_2025 1ª QUESTÃO Olá acadêmico (a) do curso de Ciências Econômicas. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.
1ª QUESTÃO Olá acadêmico (a) do curso de Ciências Econômicas. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.
Então vamos lá, é importante que você siga as etapas a seguir, pois facilitarão a correta resolução da atividade proposta:
Primeira etapa: fazer uma leitura atenta do texto de apoio. Segunda etapa: analisar a situação problema da atividade.
Terceira etapa: Responder e enviar a atividade conforme as instruções.
Primeira Etapa: Leitura do texto de apoio
O século XXI foi marcado por mudanças importantes no mercado de varejo, com inovações nas estratégias de vendas proporcionadas pela tecnologia. A mais marcante, que revolucionou a forma com que comprador e vendedor se relacionam foi sem dúvida a criação dos marketplaces. Ao analisar o mercado de varejo americano, a Walmart que por mais de trinta anos liderou a venda no varejo, foi ultrapassada pela Amazon, que se adequou com maestria as novas tendências de vendas online. Ao verificar a grande perda de espaço no mercado e lucros, a walmart também inovou, criando um ambiente de vendas online, assim como a Amazon. Em decorrência dessa concorrência, as decisões de estratégias de vendas da Amazon são acompanhadas diretamente pela walmart, que busca recuperar sua participação no mercado.
Segunda Etapa: Análise da situação problema
A Teoria dos Jogos é uma ferramenta utilizada na microeconomia para analisar as relações de interdependência entre os agentes econômicos. Como apresentado no texto de apoio, as decisões em termos de escolhas quanto as estratégias de lucro de uma empresa, dependem não apenas de suas próprias escolhas, mas também das ações da sua concorrente. Assim, analise a situação problema apresentada abaixo e as possíveis interações entre a Amazon e a Walmart.
A Walmart deve decidir se mantém a sua estratégia de vendas com frete grátis (ou não), para competir com a sua concorrente Amazon. Já a Amazon, por sua vez, deve decidir se aumenta (ou não) os gastos com marketing. Apesar de não saberem qual estratégia cada empresa adotará, o departamento de vendas de cada empresa realizou as seguintes projeções a partir de pesquisas mercadológicas para o aumento da participação no mercado para o ano de 2024. Assim, as seguintes situações foram estabelecidas pelos jogadores (Walmart e Amazon), a partir das projeções:
I) Se a Amazon decidir aumentar os gastos com propaganda e a walmart decidir oferecer frete grátis, ambas têm um aumento nas vendas de 5%;
II) Se a Amazon decidir aumentar os gastos com marketing e a Walmart optar por não oferecer frete grátis, a Amazon tem um aumento nas vendas de 4%, enquanto a Walmart tem um aumento nas suas vendas de apenas 2%.
III) Se a Amazon decidir não aumentar os gastos com marketing enquanto a Walmart decidir por oferecer frete grátis, a Amazon terá um aumento nas vendas de apenas 2O/o,enquanto a Walmart aumenta suas vendas em 4%.
IV) Se a Amazon decidir não aumentar os gastos com marketing e a Walmart decidir não oferecer frete grátis, ambas têm uma redução nas vendas de 1%
Os payo[fs nesse jogo representam o percentual de expansão das vendas, sendo apresentados na matriz a seguir:
Agora, após apresentado todo o contexto e a situação problema, com o uso da Teoria dos Jogos, você está apto para passa para a próxima etapa, então vamos lá!
Terceira Etapa: Realização da atividade
1. O jogo apresentado pode ser categorizado como um jogo cooperativo ou não cooperativo? Justifique sua
resposta.
2. Qual o modelo do jogo entre a Walmart e a Amazon? Justifique sua resposta.
3. Quais as estratégias do jogo?
4. Aplique o critério de estratégia dominante e verifique se ela existe ou não para cada jogador.
5. Nesse jogo, existe um equilíbrio de Nash? Justifique sua resposta.
MAPA – ECO – MICROECONOMIA II – 51_2025
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅
ECO – MICROECONOMIA II – 51_2025 1ª QUESTÃO Olá acadêmico (a) do curso de Ciências Econômicas
ECO – MICROECONOMIA II – 51_2025 1ª QUESTÃO Olá acadêmico (a) do curso de Ciências Econômicas
MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Todas as vezes que um aluno enfrenta um desafio, a 019 se mobiliza para oferecer soluções eficazes e imediatas. Assim, a 019 não apenas responde às dúvidas, mas também fornece estratégias de estudo personalizadas que levam ao sucesso acadêmico. Então, se você está enfrentando desafios na sua vida acadêmica, por que não dar uma chance à 019 e ver como ela pode ajudá-lo? Por último, é essencial destacar que a 019 não apenas ajuda com as tarefas acadêmicas; ela também incentiva o desenvolvimento de habilidades críticas de pensamento.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238