MAPA - GESTÃO DA QUALIDADE - 53/2023 - 019 Assessoria

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MAPA – GESTÃO DA QUALIDADE – 53/2023

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MAPA – GESTÃO DA QUALIDADE – 53/2023

Para iniciarmos, reflita: quais são as interferências da qualidade nos produtos fornecidos por uma empresa?

Empresas que não estabelecem um sistema para gerir a qualidade de seus produtos tendem a perder mercado ao longo dos anos. A qualidade, embora subjetiva, não pode ser estabelecida para produtos ou serviços sem que haja uma gestão para identificar os problemas e estabelecer um plano de ação para sanar o problema. Entretanto, a questão é: como fazer a Gestão da Qualidade da empresa? Você saberia qual é a melhor ferramenta a ser utilizada?

A Gestão da Qualidade é um universo que tem à sua disposição diversas ferramentas que podem ser utilizadas no dia a dia das empresas. O tipo de informação que o gestor procura determinará qual ferramenta trará as informações com maior precisão, pois a tomada de ação dependerá do resultado da análise dos dados fornecidos. Por esse motivo, é muito importante que o gestor conheça as ferramentas que utilizará para a coleta, organização e análise dos dados.

Muito bem, agora, é hora de você pôr a mão na massa!

Imagine a seguinte situação: uma empresa fabricante de produtos de limpeza está em expansão e precisa melhorar o controle de seus produtos. Nesse caso, após analisar o seu currículo, o empresário optou por contratar você para o cargo de gestor da qualidade da empresa. Sua tarefa é avaliar os produtos e identificar os pontos a serem melhorados para que o cliente se sinta satisfeito ao utilizar os produtos.

Nesse primeiro momento, você toma a decisão de fazer uma pesquisa de satisfação com 20 clientes sobre a qualidade do produto nos quesitos: praticidade na utilização, qualidade do produto e se tornaria a utilizar o produto. A pontuação do cliente é de um a cinco para cada quesito, sendo que: (1) Muito ruim; (2) Ruim; (3) Bom; (4) Muito bom; (5) Excelente.

Após realizar a pesquisa, você obteve os seguintes dados apresentados no Quadro 1: Quadro 1 – Resultado da pesquisa de satisfação

Diante dos dados apresentados no Quadro 1, responda:

1. De acordo com a pontuação estabelecida no enunciado da atividade, preencha o Quadro 2 respondendo as informações para cada quesito:

 

 

 

 

 

2. Qual é o valor percentual de percepção dos clientes para cada um dos quesitos? Preencha o Quadro 3 com os valores obtidos.

3. Considerando as informações apresentadas no Quadro 3, gere um gráfico de Pareto.

 

4. De acordo com os dados apresentados, como você avalia a qualidade dos produtos da empresa? Para sua resposta, faça uma análise para cada um dos três quesitos considerados, isto é, praticidade na utilização, qualidade do produto e se tornaria a utilizar o produto. Você tomaria alguma ação para melhorar a aceitação do mercado consumidor? Justifique a sua resposta.

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