MAPA - RH - COACHING APLICADO Á GESTÃO DE PESSOAS - 54/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

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MAPA – RH – COACHING APLICADO Á GESTÃO DE PESSOAS – 54/2023

019 Assessoria Acadêmica

MAPA – RH – COACHING APLICADO Á GESTÃO DE PESSOAS – 54/2023

A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Coaching Aplicado à Gestão de Pessoas, chegou o momento para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre a importância do Feedback no direcionamento de equipes. Você, enquanto futuro profissional, terá a oportunidade de vivenciar uma simulação onde você aplicará um Feedback.

FEEDBACK: SUA IMPORTÂNCIA PARA A EVOLUÇÃO CONTÍNUA DAS ORGANIZAÇÕES
“A verdade é essencial. Contudo, sem amor é insuportável” Papa Bento XVI.
Você, enquanto gestor, sabe a importância de acompanhar e direcionar a equipe que está sob sua responsabilidade, não é? Uma das principais técnicas voltadas à correção de “rotas” e otimização de desempenho é o feedback, talvez uma das atividades mais importantes de uma cultura de alta performance, e, ao mesmo tempo, uma das tarefas mais não naturais que precisamos aprender na vida corporativa. Inclusive, o feedback é um dos componentes fundamentais na integração do coaching de lideranças.
Você já recebeu feedbacks sobre seu desempenho? Como se sentiu? Faria algo diferente? Você se sente capacitado para dar um feedback assertivo e eficiente?
O Feedback é um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste ou otimização de desempenho e performance de uma pessoa. Devemos entender por informação crítica aquela crucial para o aperfeiçoamento da performance e, portanto, oriunda de uma análise baseada no senso crítico e não no senso comum. Desta maneira, feedback não é uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, mas sim um retorno que alimenta (validando ou invalidando) um dado comportamento ou realização com base em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.
Feedbacks podem e devem ser utilizados como ações de validação e parabenização frente a condutas e resultados positivos; e, claro, também podem e devem salientar equívocos e discrepâncias de desempenho, quando ocorrerem. Contudo, a prática do feedback deve ser utilizada sempre de maneira construtiva, afinal, seria um absurdo imaginar que pessoas que se sintam humilhadas, punidas ou com autoestima rebaixada pudessem se sentir naturalmente motivadas a melhorar sua performance. Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas!
Fonte: adaptado de: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-feedback. Acesso em: 5 set. 2023.
Como realizar a atividade? Siga as informações a seguir:
– Material de apoio
– Assistir às aulas conceituais referentes ao tema que estão disponíveis no seu ambiente virtual (Studeo).
– Acessar material extra disponível em Material da Disciplina no Studeo.
– Acessar o link: https://www.gupy.io/blog/feedforward#:~:text=No%20contexto%20corporativo%2C
%20feedforward%20%C 3%A9,ser%20desenvolvidas%20para%20o%20futuro -Sequência didática
– Ler das unidades 3 a 5 do material didático e assistir às aulas conceituais correspondentes.
– Ler material complementar disponível no STUDEO.
– Ler com atenção toda a atividade.
– Realizar uma simulação de aplicação do Feedback. (Faça um vídeo).
– Fazer a transcrição total da simulação.
– Explique sua postura adotada ao longo do Feedback. Dicas dos professores
1) Busque compreender todas as etapas de um Feedback, bem como sua importância no papel do líder/gestor a frente de equipes. Lembre-se que essa ferramenta pode e deve ser uilizada para momentos individuais e coletivos.
2) Leia o livro disponível na Minha Biblioteca do Studeo:
MISSEL, S. Feedback Corporativo: como Saber Se Está Indo Bem. Editora Saraiva, 2017.

Agora, vamos à atividade!
A proposta para esta atividade é desenvolver em você a habilidade de aplicar feedbacks assertivos, habilidade fundamental para quem está à frente de equipes e deseja apresentar resultados. Após analisar e escolher uma forma de atuação oportuna, deverá gravar um vídeo curto onde você simulará a aplicação de um feedback (escolha alguém para ser o funcionário (a) que receberá o feedback de forma tranquila e amistosa). Este feedback deverá ser aplicado com um colaborador que apresenta um ótimo desempenho, não precisando de correções.
Depois que concluir a simulação, é hora de transcrever todo o diálogo ocorrido ao longo do Feedback. (o vídeo te ajudará a lembrar de tudo dito). Não esqueça de na transcrição identificar quando é sua fala e quando a fala é de quem recebe o Feedback, além de descrever o local de aplicação.(lembre-se que o local também é importante para o Feedback).
Por exemplo:
Cena: aplicação de Feedback de incentivo e reconhecimento para a funcionária Márcia.
Local: sala da gerência, local iluminado, uma mesa com duas cadeiras, ambiente discreto sem barulho, não passível de interrupções.
Feedback:
Eu: Olá Márcia, bom dia, como vai? Márcia: Bom dia, estou bem obrigada.
Por fim, explique sua postura ao longo da aplicação do Feedback, justificando sua escolha. Orientações gerais:
– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina” e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina
– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo.
– Não se esqueça: este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas da ABNT.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para seu(a) professor(a) mediador(a) por meio do “fale com o mediador”.
Bom trabalho!

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