MAPA - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA - 53/2023 - 019 Assessoria

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MAPA – TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA – 53/2023

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MAPA – TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA – 53/2023

1ª QUESTÃO
Olá, estudante. Tudo bem?

Preparado(a) para dar início à sua Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente o trecho da matéria a seguir:

“Comunicação e liderança – veja a importância dessa relação
Por: GPTW em parceria com Youleader Brasil – 10 novembro, 2021

O líder desempenha um importante papel na comunicação da equipe. Portanto, investir nessa prática é fundamental para gerar resultados eficazes na realização de tarefas.

Entre comunicação e liderança existe uma forte conexão, considerando a importância da transmissão clara e objetiva de uma mensagem. São dois conceitos que devem caminhar lado a lado para que a empresa obtenha bons resultados.

Mais do que falar, o líder deve saber se expressar e garantir que foi compreendido, para evitar os problemas e ruídos da comunicação. É preciso adotar boas práticas que assegurem um diálogo fluido e efetivo.

O objetivo deste post é falar sobre o impacto que a comunicação e liderança tem no sucesso uma da outra. Continue lendo e veja como o RH pode ajudar a promover essa relação e quais são as boas práticas para aprimorar esses dois conceitos na empresa!

Comunicação e liderança: uma parceria de sucesso
O desenvolvimento de um líder depende de diversos fatores e, entre eles, está, especialmente, a capacidade de comunicação efetiva, uma vez que impacta no relacionamento com os colaboradores e resultados da empresa.

Em meio a projetos, processos e atividades, a comunicação é uma das aplicações mais essenciais para manter a qualidade do relacionamento entre líderes e equipes, além do próprio ambiente de trabalho.

Um clima organizacional saudável pode ser percebido em um espaço onde todos interagem com clareza, focados em um mesmo objetivo. A liderança é a maior responsável por promover e transformar a comunicação em uma ferramenta mediadora e construtiva.

A falta dessa habilidade acarreta danos nas relações e, por consequência, pode influenciar na queda de produtividade e gerar retrabalho. Já a boa comunicação estabelece um nível maior de confiança entre líderes e liderados, o que faz com que as atividades se desenvolvam mais facilmente”.

Fonte: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/comunicacao-e-lideranca/. Acesso em: 1 maio 2023.

Em posse da leitura do exposto, acompanhe a situação fictícia a seguir:

Imagine que você é um(a) Gestor(a) Sênior na Cluster Company (empresa fictícia), responsável por outros gerentes e coordenadores de linha (setores da empresa). Assim, você identificou a recorrência de alguns problemas de comunicação interna oriundos, especificamente, das relações entre os gerentes e coordenadores e suas respectivas equipes e departamentos.

Essa situação tem gerado situações desconfortáveis, envolvendo mal-entendidos e problemas de relacionamento, e isso está impactando diretamente na motivação dos funcionários e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Informações importantes sobre o caso fictício:
– Ao todo, você comanda um total de 10 gerentes e coordenadores departamentais.
– Entre outros problemas identificados, estão a falta de clareza nos direcionamentos das tarefas a serem executadas, o tom agressivo por parte dos gerentes e coordenadores ao falar com seus subordinados e a omissão de informações importantes para que as entregas estejam dentro dos parâmetros desejados.
– Há certa urgência em conscientizar os gerentes e coordenadores dos problemas identificados e implementar ações de resolução.

Diante do contexto apresentado, a partir do case proposto, para fins desta Atividade MAPA, enquanto Gestor(a) Sênior da Cluster Company, a sua missão será pensar em ações para auxiliar os seus gerentes e coordenadores a lidar com os problemas identificados, atendendo às seguintes etapas:

ETAPA 1: descrever, de maneira breve, apenas com informações essenciais, os seguintes elementos:

a) Qual(is) é(são) o(s) problema(s) a ser(em) resolvido(s)?
b) Qual(is) a(s) ação/solução(ões) proposta(s)?
c) Quais são os objetivos a serem alcançados? Pelo menos, três objetivos.

Obs.: a resolução desta etapa poderá e deverá ser feita a partir das informações disponíveis no case
apresentado. Trata-se de um resumo do projeto para solução dos problemas identificados.

ETAPA 2: elaborar/escrever um roteiro/script para uma apresentação das ações e soluções descritas no item
b) da Etapa 1 para ajudar os gerentes e coordenadores de linha a lidarem com os problemas de comunicação interna identificados.

Obs.: ao elaborar o script, pense no início, meio e fim da apresentação, de modo que cause impacto positivo e gere interesse e aceitação por parte da sua equipe de gerentes e coordenadores em relação às ações propostas. Imagine-se apresentando ao seu time de gestores.

ETAPA 3: justifique a escolha de cada uma das recomendações e ações propostas no item b) da Etapa 1.

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