Na espiral do conhecimento temos uma conversão - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

Na espiral do conhecimento temos uma conversão

019 Assessoria Acadêmica

Na espiral do conhecimento temos uma conversão

Na espiral do conhecimento, temos uma conversão que é a transmissão imediata do conhecimento tácito de um indivíduo para um outro indivíduo. É uma conversão que pode ser compreendida como basicamente sendo uma transmissão de conhecimento na convivência do aprendiz com o mestre, ou entre grupos.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.

Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
( ) Divulgação.
( ) Combinação.
( ) Socialização.
( ) Internalização.
( ) Externalização.

2ª QUESTÃO
Analise a figura da espiral de conhecimento a seguir:

Fonte: a autora.
Sobre a espiral do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. O conhecimento pode ser convertido de tácito para explícito e vice-versa.
II. O conhecimento de explícito para explícito precisa que uma combinação seja feita.
III. A internalização, combinação, socialização e divulgação fazem parte desse processo em espiral.

É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

3ª QUESTÃO
O processo de conversão do conhecimento em espiral de Nonaka e Takeuchi se inicia no processo de socialização onde promove um campo de interação entre os indivíduos; em seguida ocorre a externalização através do diálogo; logo depois vem o processo de combinação entre o conhecimento recentemente criado e o existe; e, por fim, há um processo que pode ser resumido no “colocar a mão na massa”.
Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. Gestão organizacional voltada para o conhecimento. In: OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 217-238.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O processo que consiste em “colocar a mão na massa” é o de internalização.
PORQUE
II. É quando o indivíduo realiza o aprender-fazendo.

Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

4ª QUESTÃO
Existe um tipo de conhecimento que é definido por Nonaka e Takeuchi por ser “um conhecimento altamente pessoal e difícil de ser formalizado”, e que “está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora”. Portanto, difícil de ser compartilhado.
Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. A tecnologia da informação na gestão do conhecimento. In: OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 97-114.
Sobre o tipo de conhecimento descrito, assinale a alternativa correta:
( ) Conhecimento tácito.
( ) Conhecimento explícito.
( ) Conhecimento filosófico.
( ) Conhecimento científico.
( ) Conhecimento tecnológico.

5ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento temos uma conversão que é o processo de disseminação e sistematização do conhecimento explícito. Uma vez formalizado dentro de um determinado padrão comum de entendimento (como uma teoria), o conhecimento explícito poderá ser combinado e comparado com outros conhecimentos explícitos, e também ser disseminado em grande escala.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.

Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
( ) Divulgação.
( ) Combinação.
( ) Socialização.
( ) Internalização.
( ) Externalização.

6ª QUESTÃO
Analise as seguintes situações:
Situação 1:
Em uma montadora de carros, existe um protocolo para novos funcionários. Esse protocolo consiste no gerente do setor ir de máquina em máquina explicando o funcionamento e o processo de cada uma.
Contudo, há um funcionário com mais de 20 anos de trabalho no setor que sabe que uma das máquinas tem algumas peculiaridades para manter a produção. Ele aprendeu isso em sua prática diária e, por ter aprendido por meio de sua experiência, não consegue ensinar muito bem aos novos funcionários.
Situação 2:
Em uma empresa de tecnologia, existem treinamentos que todos os novos colaboradores devem passar. Eles foram desenvolvidos e sistematizados objetivando passar um conteúdo formal e claro para que todos entendam.
Com base nas situações apresentadas, assinale a alternativa correta que corresponde ao(s) tipo(s) de conhecimento:
( ) Na Situação 1 o conhecimento descrito é o científico; e na Situação 2 o conhecimento é o explícito.
( ) Na Situação 1 o conhecimento descrito é o científico; e na Situação 2 o conhecimento é o tácito.
( ) Na Situação 1 o conhecimento descrito é o tácito; e na Situação 2 o conhecimento é o explícito.
( ) Ambos os conhecimentos são empíricos.
( ) Ambos os conhecimentos são tácitos.

7ª QUESTÃO
Existe um tipo de conhecimento que é definido por Nonaka e Takeuchi como sendo “expresso por palavras, números ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais”. Portanto, codificado e fácil de ser compartilhado.
Fonte: AMARAL, A. M. M. M. et al. A tecnologia da informação na gestão do conhecimento. In: OLIVEIRA, R. D. et al. Pensando o conhecimento: uma abordagem teórica à gestão do conhecimento. Maringá: Editora Vivens, 2015. p. 97-114.

Sobre o tipo de conhecimento descrito, assinale a alternativa correta:
( ) Conhecimento tácito.
( ) Conhecimento explícito.
( ) Conhecimento filosófico.
( ) Conhecimento científico.
( ) Conhecimento tecnológico.

8ª QUESTÃO
Na espiral do conhecimento temos uma conversão que é percebida como uma ação mais formal e consciente de transformação do tácito para o explícito, no sentido de “normalizar” o conhecimento dentro de um padrão comum de modelo mental entre o emissor e o receptor. Nessa conversão é comum que um indivíduo transponha explicações para o grupo.
Fonte: CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022.

Sobre esse tipo de conversão do conhecimento, assinale a alternativa correta:
( ) Divulgação.
( ) Combinação.
( ) Socialização.
( ) Internalização.
( ) Externalização.

9ª QUESTÃO
Analise o seguinte texto:
Suponhamos que o gerente de um supermercado olhasse uma pesquisa dos itens mais comumente encontrados juntos nos carrinhos de supermercado e nela encontrasse a informação de que fraldas e cervejas aparecem com altíssima percentagem de coincidência. Consequentemente, ele soube que se mudar a posição das cervejas de maiores margens para perto das fraldas aumentarão, provavelmente, os lucros.
Fonte: BARROSO, A. C. de O.; GOMES, E. B. P. Tentando entender a gestão do conhecimento. Revista de administração pública, v. 33, n. 2, p. 147-170, 1999. Disponível em: https://bityli.com/LNRzFSFus. Acesso
em: 1 dez. 2022.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O gerente, ao realizar a ação de mudar a posição das cervejas com maiores margens, utilizou de conhecimento.
PORQUE
II. Até o momento em que na pesquisa apontou os itens com maior vínculo na compra, o que ele tinha em mãos eram dados que foram transformados em informação.

Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
Atualmente, a capacidade de competição de uma organização depende da capacidade de mudar e de desenvolver novas direções estratégicas. O processo de pensar o novo, de considerar ideias e soluções que ainda não são conhecidas, assume um papel importante em termos de aquisição de vantagem competitiva.
Fonte: adaptado de: BAHIA, L. O. Guia referencial para construção e análise de indicadores. Brasília: Enap, 2021.

Sobre o principal fator de competição em uma organização, assinale a alternativa correta:
( ) Os dados.
( ) A gerência.
( ) A tecnologia.
( ) A informação.
( ) O conhecimento.

 

ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO – 51/2024

Na espiral do conhecimento, temos uma conversão

✅ VEJA O FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES 👉 CLICANDO AQUI 👈

 

Na espiral do conhecimento, temos uma conversão

ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO – 51/2024

Na espiral do conhecimento, temos uma conversão

.

SAIBA MAIS SOBRE NÓS  CLICANDO AQUI        

 

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp