
Olá acadêmico(a), Esta atividade corresponde a Atividade de Estudo 01. A crise da Americanas, assim, não se vincula à qualidade dos produtos que ela vende aos consumidores. Mas apesar disso,
Olá acadêmico(a), Esta atividade corresponde a Atividade de Estudo 01. A crise da Americanas, assim, não se vincula à qualidade dos produtos que ela vende aos consumidores. Mas apesar disso, os dados da YouGov BrandIndex apontam que a empresa também tem sofrido nesse contexto. O índice de valor da marca caiu de 31,2 pontos em 1º de janeiro para apenas 21,2 pontos no dia 26 do mesmo mês. O índice de Qualidade da Americanas, que abriu 2023 em 49,3 pontos, despencou para 36,3 por volta do dia 26 de janeiro.
A atratividade da Americanas como um empregador potencial também foi severamente afetada pela crise, segundo a YouGov. Em 1º de janeiro de 2023, seu Índice de Reputação Corporativa era de 34 pontos. Um pouco menos de um mês depois, havia caído para 26,3 pontos, uma queda de quase 25%. “Vale notar que nenhuma dessas três quedas é tão dramática quanto a experimentada na métrica Buzz, mas elas refletem que o escândalo criou uma crise generalizada para a varejista”, ressalta Eastman.
Embora a situação da Americanas seja delicada, isso não significa que não haja meios de neutralizar os efeitos negativos sobre sua imagem de marca e seus negócios. De acordo com o BrandIndex, a empresa ganhou previsivelmente um bom impulso na sua Exposição Boca a Boca. A YouGov destaca que, apesar de parecer uma desvantagem agora, em meio às notícias negativas, a Americanas poderia alavancar esse canal no futuro para mudar progressivamente sua narrativa entre o público consumidor.
Fonte: https://administradores.com.br/noticias/americanas-confira-dados-do-impacto-da-crise-sobre- imagem-da-empresa
Conforme abordamos em nosso Estudo de Caso, a Americanas passou por uma crise de imagem que afetou seus stakeholders. Deste modo, analise o caso apresentado acima e descreva duas ações que poderão ser feitas em relação a Comunicação Institucional e duas ações em relação a Comunicação Mercadológica para amenizar os efeitos da crise enfrentada pela empresa.
ATIVIDADE 1 – CCONT – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 51_2025
A crise da Americanas assim
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ – MAIS INFORMAÇÕES AQUI
A 019 se destaca. Antes de tudo, pelo compromisso. Além disso, pela qualidade.
Desde o primeiro contato, oferece suporte. Por isso, cada cliente se sente seguro. Dessa forma, todo o processo se torna mais tranquilo.
Afinal, cada detalhe importa. Assim, o resultado é sempre excelente.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238