PROVA - ECT - ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO - 52/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

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PROVA – ECT – ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO – 52/2023

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PROVA – ECT – ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO – 52/2023

1ª QUESTÃO
Chiavenato (2021) apresenta, na figura a seguir, cinco tipos de estilos de gestão de conflitos por meio de duas dimensões: a dimensão relacionada com a assertividade – tentativa de satisfazer seus próprios interesses –, e a dimensão relacionada com a cooperação – tentativa de satisfazer os interesses da outra parte. Os cinco estilos são conhecidos como: competição ou comando autoritário; colaboração ou solução de problemas; abstenção (evitação ou fuga); acomodação ou suavização; transigência ou compromisso.

Com base no texto e figura apresentados, assinale a alternativa que apresenta o estilo de gestão de conflito que reflete tanto o alto grau de assertividade, quanto o de cooperação, ou seja, que habilita ambas as partes a ganhar:

2ª QUESTÃO
As fontes de conflito podem ser inúmeras, o conflito é uma parte inevitável da vida. Ele pode acontecer quando menos se espera, porque ele é provocado por nossas diferenças: todos nós já tivemos a oportunidade de testemunhar ou mesmo vivenciar o surgimento de conflitos, criados muitas vezes a partir do nada. Mas os conflitos em negociações possuem alguns causadores potenciais comuns, como a experiência de frustração de uma ou de ambas as partes da negociação, diferenças de personalidade entre as partes, metas muito diferentes, diferenças entre informações e percepções. PESSOA, C. Negociação Aplicada: como utilizar as táticas e estratégias para transformar conflitos interpessoais em relacionamentos cooperativos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009. Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito das fontes dos conflitos, avalie as afirmações a seguir:

I. A diferença de percepção pode ser provocada, por exemplo, por estilos de vida e origens muito diferentes.

II. As situações que podem ser percebidas com antecedência e que tendem a moldar a percepção dos indivíduos são fontes geradoras de conflitos.

III. As metas muito diferentes podem ser observadas, por exemplo, quando um lado buscar um valor bem acima do mercado, enquanto o outro pretende pagar algo muito abaixo do padrão.

IV. A diferença de personalidade ocorre quando uma das partes se sente incapaz de atingir os seus objetivos na negociação, vislumbrando, assim, a possibilidade de não ter os seus desejos satisfeitos.

É correto o que se afirma em:

3ª QUESTÃO
As abordagens da administração de conflitos nas organizações propostas por Chiavenato (2021), são as seguintes: abordagem estrutural; abordagem de processo; e abordagem mista. A abordagem estrutural é comparada à técnica de expansão de recursos e é aplicada na raiz do problema, ou seja, baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições antecedentes, como a diferenciação, os recursos limitados e escassos e a interdependência. A abordagem de processo é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio de uma intervenção no episódio do conflito. Esta abordagem pode ser realizada de três maneiras diferentes: desativação do conflito; reunião de confrontação entre as partes; e colaboração. Por fim, a abordagem mista é a abordagem que procura administrar o conflito tanto sobre aspectos estruturais quanto de processo. CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2021. p.294. Com base no texto apresentado a respeito das abordagens quanto à administração de conflitos nas organizações, analise as afirmações a seguir:

I. A abordagem dos processos do conflito busca modificar o processo para que assim possa ser reduzida a situação de conflito.

II. A abordagem estrutural trata-se de atuar sobre uma condição existente, que predispõe ao conflito, e de reestruturá-la adequadamente.

III. Na abordagem mista, o administrador pode adotar regras para resolução de conflitos ou criar papéis integradores para possíveis conflitos.

IV. A abordagem de processos pode ser aplicada por meio de uma reunião de confrontação entre as partes, ou seja, uma por meio da confrontação direta.

4ª QUESTÃO
A administração dos conflitos conta com algumas técnicas que facilitam o processo de resolução desses conflitos. As técnicas de resolução possuem abordagens e objetivos diferentes, e sua escolha varia de acordo com o interesse do negociador. Robbins (2011) propõe as seguintes técnicas: resolução de problemas, por meio de discussão aberta; metas superordenadas e compartilhadas entre as partes; expansão de recursos para criar uma solução ganha-ganha; não enfrentamento, em que evita-se o conflito; suavização, que visa especialmente resolver os pontos de menor divergência e deixar os problemas maiores para depois; concessão, onde cada uma das partes abre mão de algo; comando autoritário, onde a negociação é centralizada na autoridade formal; alteração de variáveis humanas que possam ser trabalhadas para melhor o relacionamento; e alteração de variáveis estruturais onde pode ser necessário um redesenho na estrutura, transferências ou reacomodações. ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson, 2011. p.444. Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a técnica adequada para resolução de um conflito causado pela escassez de dinheiro, oportunidades de promoção ou espaço físico de trabalho:

5ª QUESTÃO
O conflito pode ser definido como um processo que tem início quando alguém percebe que outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante. Essa definição descreve aquele ponto em qualquer atividade quando a interação passa dos limites e se torna um conflito entre as partes envolvidas. Engloba um amplo escopo de conflitos experimentados nas organizações, como incompatibilidade de objetivos, diferenças de interpretação dos fatos, desacordos baseados nas expectativas de comportamento, e assim por diante. Dessa maneira, no âmbito organizacional, quando surgem os conflitos, se faz necessária uma gestão eficaz da situação para transformar os resultados destes conflitos. A partir do momento que o conflito passa a obstruir o progresso e a ameaçar a eficácia e o desempenho organizacional, ele precisa ser administrado adequadamente. Fonte: ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson, 2011. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O conflito no âmbito organizacional compreende um comportamento com resultados estritamente negativos, pois todo conflito deriva da incompatibilidade de objetivos.

PORQUE

II. Os conflitos compreendem um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

6ª QUESTÃO
Conflitos são naturais, e, em muitos casos, necessários. São o motor que impulsiona as mudanças. Sem eles, tudo continuaria da mesma forma, nada mudaria, o que não é bom. No entanto, muitos conflitos são desnecessários e destroem valores, causando prejuízos para as organizações e para as pessoas que nelas trabalham. BURBRIDGE, R. M.; BURBRIDGE, A. Gestão de conflitos: desafio do mundo corporativo. Saraiva Educação, 2012. p.10. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É fundamental saber administrar, gerenciar e resolver os conflitos, pois, caso contrário, o espírito de equipe e de cooperação podem ficar comprometidos, resultando em problemas relevantes para a organização.

PORQUE

II. Os conflitos são inerentes à natureza humana e existem em todas as esferas dela, podendo, na maioria dos casos, ser essencial para a transformação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

7ª QUESTÃO
O processo do conflito pode ser visto como composto de cinco estágios: oposição potencial ou incompatibilidade, cognição e personalização, intenções, comportamento e consequências. O primeiro passo do processo é o surgimento de condições que criam oportunidades para que ele se forme. As condições de oposição potencial ou incompatibilidade afetam negativamente os interesses das partes, mas essas condições se concretizam no segundo estágio, quando uma ou mais partes envolvidas se tornam conscientes da existência das condições anteriores. O terceiro estágio pode ser definido como predisposições para agir de determinada maneira de forma a resolver um conflito. O estágio de comportamento é o momento em que os conflitos se tornam visíveis, ou seja, momento que geralmente ocorrem tentativas explícitas por cada uma das partes conflitantes de implementar suas estratégias. Por fim, o jogo de ação e reação entre as partes de um conflito resulta em consequências. ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2011. p. 439-444. Com base no texto apresentado a respeito do processo dos conflitos, analise as afirmações a seguir:
I. Os desejos contrários ou excludentes das partes envolvidas são condições para o surgimento de um conflito.
II. As declarações, ações e reações das partes envolvidas no conflito compreendem o estágio de comportamento.
III. A oposição potencial ou incompatibilidade corresponde ao momento em que aparecem as condições e fatores para o conflito, como as opiniões contrárias.
IV. No estágio de cognição e personalização, as condições antecedentes levam ao conflito, caso uma ou mais partes envolvidas tenha sido afetada e esteja consciente disso.

8ª QUESTÃO
Em geral, o conflito envolve o uso de poder no confronto, ou seja, nas disputas em torno de interesses contraditórios em choque. Além disso, o conflito é um processo que leva tempo para se desenrolar e não é apenas um evento que ocorre em determinado instante e depois desaparece. Contudo, à medida que o conflito passa a obstruir o progresso e ameaça a eficácia e o desempenho organizacional, ele precisa ser administrado adequadamente. Caso contrário, ele passará a afetar de forma negativa o comportamento da organização.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 287.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito dos efeitos dos conflitos nas organizações, analise as afirmações a seguir:
I. O conflito provoca efeitos positivos e construtivos, bem como efeitos negativos e destrutivos.
II. A maneira como a organização ou os negociadores lidam com os possíveis conflitos definirá se as consequências serão positivas ou negativas.
III. O conflito pode trazer consequências, como o desgaste no relacionamento entre os envolvidos, problemas de comunicação entre as partes ou dentro da organização.
IV. As diferenças de objetivos, metas e tarefas são indispensáveis para a excelência organizacional, mas essas diferenças também podem gerar conflitos entre pessoas e grupos e impor a necessidade de negociação.
É correto o que se afirma em:

9ª QUESTÃO
Nas organizações, é natural as partes entrarem em conflito, mas devemos fazer com que elas percebam que, embora o conflito seja inerente à condição humana, o melhor é achar uma solução que atenda as necessidades de todos os envolvidos. Para encontrar uma solução que atenda as partes é importante ressaltar que as partes envolvidas não devem agir de modo desrespeitoso ou imoral, além disso a honestidade e a clareza da comunicação também são fundamentais.
SARTORI, M.B.M. Resolução de conflitos: desafio do mundo corporativo. Curitiba: Contentus, 2020. p.8.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando as partes envolvidas possuem clareza na comunicação, o processo de solucionar o conflito se torna mais fácil, pois as partes conseguem demonstrar seus interesses e falar sobre as preocupações e frustrações.
PORQUE
II. A reputação e imagem da empresa e dos profissionais envolvidos pode ser afetada, negativa ou positivamente, dependendo do processo de resolução do conflito, por isso, é importante respeitar os interesses de ambas as partes para, assim, fortalecer a imagem e garantir oportunidades futuras.

10ª QUESTÃO
O conflito pode ser estritamente localizado elimitado, como também pode ser generalizado e se estender a toda da a organização. Assim, existem vários níveis de abrangência do conflito, como organizacional, intergrupal, interpessoal e intraindividual. O organizacional, de modo geral, é motivado por normas de conduta ou por ações do gestor. Já o intergrupal, nas organizações, pode ocorrer entre departamentos ou entre níveis diferentes da organização. No conflito interpessoal, quando os autoconceitos das pessoas envolvidas são ameaçados, elas reagem, aumentando gradativamente o nível de conflito. Por fim, o intraindividual corresponde a um conflito pessoal e interno que provoca um colapso nos mecanismos decisórios normais, causando dificuldades na escolha entre várias alternativas de ação.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2021. p.290.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito dos níveis de abrangência dos conflitos, examine as afirmações a seguir:
I. Os conflitos intraindividuais são autoestimulados.
II. O conflito interpessoal pode ser influenciado pelos interesses pessoais ou disputas de poder.
III. O conflito interpessoal e organizacional são conflitos interativos que ocorre entre duas ou mais pessoas.

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