PROVA - ECT: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESSOAL - 52/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

PROVA – ECT: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESSOAL – 52/2023

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

PROVA – ECT: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESSOAL – 52/2023

Questão 1
“A comunicação se dá por meio das palavras faladas ou escritas, dos gestos, posturas, olhares, e resume-se por completa e eficaz quando as informações, ideias, pensamentos e sentimentos se tornam comuns, sendo, portanto, de vital importância para o relacionamento social, ou seja, entre os seres humanos.”
Fonte: PENNACCHI, J. T. A arte da oratória: como se comunicar bem e ser feliz. Maringá: UniCesumar, 2009. p. 16.
Com base nos termos básicos do processo de comunicação, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:
O conteúdo da mensagem é denominado de signo.
Alternativa 2:
O meio em que é enviada a mensagem é chamado de canal.
Alternativa 3:
O sujeito que dirige a mensagem é chamado de receptor.
Alternativa 4:
O sujeito ao qual a mensagem é dirigida é chamado de emissor.
Alternativa 5:
A distorção existente na transmissão da mensagem refere-se à informação.

Questão 2
“Para explorar os tipos de situação interativa criados pelo uso dos meios de comunicação, é útil distinguir três formas ou tipos – que chamarei de ‘interação face a face’, ‘interação mediada’ e ‘quase interação mediada’.”
Fonte: THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 78.
Sobre os tipos de interação, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:
A interação face a face é monológica.
Alternativa 2:
A quase interação mediada é dialógica.
Alternativa 3:
A interação face a face possui limitação das possibilidades de deixas simbólicas.
Alternativa 4:
A quase interação mediada possui uma gama de possibilidade de deixas simbólicas.
Alternativa 5:
Os participantes podem fazer uso de sorrisos e mudanças na entonação da voz, com o objetivo de transmitir as mensagens na interação face a face.

Questão 3
“Então, a comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicação são uma coisa só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação. A comunicação não pode ser melhor que sua sociedade nem esta melhor que sua comunicação. Cada sociedade tem a comunicação que merece. ‘Dize-me como é a tua comunicação e te direi como é a tua sociedade.’”
Fonte: BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação. v. 67. São Paulo: Editora brasiliense, 1997. p. 16-17.
Sobre a comunicação não verbal, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:
A comunicação verbal é mais emocional.
Alternativa 2:
A comunicação não verbal é mais consciente.
Alternativa 3:
A teoria cinética faz a abordagem da comunicação não verbal.
Alternativa 4:
Os gestos e a postura são sinais verbais que podem contrariar a fala.
Alternativa 5:
Os sujeitos, na maioria das vezes, não estão conscientes que estão emitindo uma comunicação não verbal.

Questão 4
Para Matos (2009), “a palavra comunicação é originária do latim communicare, que significa ‘tornar comum’, ‘partilhar’, ‘repartir’, ‘associar’, ‘trocar opiniões’, ‘conferenciar’”.
Fonte: MATOS, G. G. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 2. ed. Barueri: Manole, 2009. p. 27.
Sobre a comunicação assertiva, analise as afirmativas a seguir:
I. A comunicação assertiva pode vir a ser o elo que conecta os líderes com seus liderados.
II. A assertividade pode, por vezes, ter seu significado erroneamente atrelado à agressividade.
III. Os líderes podem vir a inspirar seus colaboradores em seu ambiente de trabalho por meio da comunicação.
IV. A colaboração eficiente entre um supervisor e seus funcionários pode ser relacionada a uma comunicação assertiva.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Questão 5
“Já a cinésica é a teoria oriunda de estudos sobre os gestos e movimentos corporais, especificamente da decodificação dos sinais do corpo. É baseada numa estrutura semelhante à usada para a compreensão da fala humana, ou seja, fazendo uma analogia entre os gestos e a linguagem, em que o discurso pode ser repartido em palavras, sentenças e parágrafos. Trata-se, portanto, de um sistema de anotações da linguagem do corpo, no qual é atribuído aos principais movimentos do corpo um símbolo, e assim podem ser transmitidos para o papel e analisados dentro de um sistema social determinado.”
Fonte: https://bit.ly/3YPloKd. Acesso em: 14 fev. 2023.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. A postura corporal é padronizada pela cultura.
II. O significado ao movimento é fornecido pelo contexto.
III. Os comportamentos possuem significados que são culturalmente reconhecidos.
IV. As atividades corporais e fonéticas dos membros de um grupo influenciam em seus comportamentos.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Questão 6
“A comunicação está presente no estádio de futebol, na Câmara dos Deputados, na feira livre e na reunião familiar. No estádio de futebol, a comunicação aparece nos gritos da torcida, nas cores das bandeiras, nos números das camisetas dos jogadores, nos gestos, apitadas e cartões do juiz e dos bandeirinhas, no placar eletrônico, nos alto-falantes e radinhos de pilha, nas conversas e insultos dos torcedores, em seus gritos de estímulo, no trabalho dos repórteres, radialistas, fotógrafos e operadores de TV. O próprio jogo é um ato de comunicação. Dias antes já tinha provocado dúzias de mensagens e durante dias a fio ele continuará sendo objeto de comunicação nos botequins, nos escritórios, nas fábricas, nos rádios e jornais.”
Fonte: BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação. v. 67. São Paulo: Editora brasiliense, 1997. p. 15.
Sobre o processo de comunicação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O mesmo objeto material é o que os sujeitos na qual estão se comunicando possuem em comum.
PORQUE
II. Os entendimentos acerca dos significados da subjetividade individual são buscados pelos participantes de um processo de comunicação.

Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
“A comunicação está presente no estádio de futebol, na Câmara dos Deputados, na feira livre e na reunião familiar. […] A feira de bairro é um ambiente social não estruturado de comunicação, já que sua função básica é a comercialização de produtos. Entretanto, esta função não poderia ser cumprida sem a comunicação: a exibição de produtos e seus preços, a barganha pela qual vendedores e compradores chegam a um acordo, a própria fixação dos preços e sua modificação durante a feira, são todos atos de comunicação. Mas a feira não é só um mercado de produtos. É também um lugar de encontro. Habitantes do mesmo prédio, que mal se cumprimentam nos elevadores, entretêm-se em demoradas conversas no informal ambiente da feira de seu bairro.”
Fonte: BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação. v. 67. São Paulo: Editora brasiliense, 1997. p. 15-16.
Sobre os elementos da comunicação verbal, analise as afirmativas a seguir:
I. O ato da fala corresponde à mensagem.
II. O instrumento da fala é denominado de código.
III. O assunto da mensagem é chamado de contexto.
IV. O destinatário é aquele que recebe a mensagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Questão 8
Considere a seguinte situação hipotética:
Os alunos do quinto período do curso de administração estão assistindo à aula do professor Rogério, de Contabilidade Empresarial.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os alunos são chamados de receptores.
PORQUE
II. O sujeito ao qual a mensagem é dirigida é chamado de receptor.

Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
“As interações mediadas implicam o uso de um meio técnico (papel, fios elétricos, ondas eletromagnéticas etc.) que possibilitam a transmissão de informação e conteúdo simbólico para indivíduos situados remotamente no espaço, no tempo, ou em ambos. A intereção mediada se estende no espaço e no tempo […]. Enquanto a interação face a face acontece num contexto de co-presença, os participantes de uma interação mediada podem estar em contextos espaciais ou temporais distintos. Os participantes não compartilham o mesmo referencial de espaço e de tempo e não podem presumir que os outros entenderão expressões denotativas.”
Fonte: THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 78-79.
Sobre os meios de comunicação em que as relações sociais são estabelecidas na interação mediada, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Livros.
Alternativa 2:
Cartas.
Alternativa 3:
Revistas.
Alternativa 4:
Televisão.
Alternativa 5:
Periódicos científicos.

Questão 10
“A interação face a face acontece num contexto de co-presença; os participantes estão imediatamente presentes e partilham um mesmo sistema referencial de espaço e de tempo. Por isso eles podem usar expressões denotativas (‘aqui’, ‘agora’, ‘este’, ‘aquele’ etc.) e presumir que são entendidos. As interações face a face têm também um caráter dialógico, no sentido de que geralmente implicam ida e volta no fluxo de informação e comunicação, os receptores podem responder (pelo menos em princípio) aos produtores, e estes são também receptores de mensagens que lhe são endereçadas pelos receptores de seus comentários. Uma outra característica da interação face a face é que os participantes normalmente empregam uma multiplicidade de deixas simbólicas para transmitir mensagens e interpretar as que cada um recebe do outro. As palavras podem vir acompanhadas de piscadelas e gestos, franzimento de sobrancelhas e sorrisos, mudanças na entonação e assim por diante. Os participantes de uma interação face a face são constante e rotineiramente instados a comparar as várias deixas simbólicas e a usá-las para reduzir a ambiguidade e clarificar a compreensão da mensagem. Se os participantes detectam inconsistências, ou deixas que não se encaixam umas com as outras, isto pode tornar-se uma fonte de confusão, ameaçar a continuidade da interação ou lançar dúvidas sobre a sinceridade do interlocutor.”
Fonte: THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 78.
Sobre os meios de comunicação em que as relações sociais são estabelecidas na interação face a face, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Rádio.
Alternativa 2:
Cartas.
Alternativa 3:
Revistas.
Alternativa 4:
Conversas telefônicas.
Alternativa 5:
Rodas de conversas presenciais.

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp