PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO - 54/2023 - 019 Assessoria

019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

(19) 98773-4238
019 Assessoria - 019 Assessoria Acadêmica especializada em Atividade 1 e Atividade MAPA da Unicesumar.

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 54/2023

019 Assessoria Acadêmica

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 54/2023

1ª QUESTÃO
“A inovação torna as empresas mais preparadas para vencer no mercado. É por meio dela, por exemplo, que
empresas industriais podem ampliar sua produtividade e, consequentemente, reduzir custos e aumentar a
sua competividade nacional e, possivelmente, internacional.”
Fonte: https://bit.ly/3FahmDU. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre o potencial da aplicação de estratégias de inovação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas:
I. A inovação se resume em medidas que são tomadas a partir dos processos internos, como também do
contexto geral, pois permite implementar novos recursos, técnicas e tecnologias que auxiliam a reduzir
custos e otimizar os processos.
PORQUE
II. A inovação se baseia na análise humana, que deve se atentar às particularidades do setor e à estrutura em
si da empresa/indústria, de modo a avaliar os pontos deficitários e desenvolver melhorias que buscam
potencializar os rendimentos.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

2ª QUESTÃO
“Ocorre que muitas pessoas acreditam que ser inovador é simplesmente criar algo que nunca foi concebido.
De fato, para inventar ou criar é necessário passar por um processo de vontade, mentalidade, conhecimento,
informação e criação. No entanto, isso não significa que a invenção será bem aceita pelo mercado, ou seja,
pode não se tornar uma inovação.”
Fonte: https://bit.ly/3iN7Ijb. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no excerto apresentado sobre as implicações da invenção, analise as afirmativas a seguir:
I. A invenção está atrelada à patenteabilidade, ou seja, quando algo que é concebido para aplicação
industrial apresenta nova forma ou disposição, e traz melhorias funcionais no seu uso ou fabricação.
II. A invenção está atrelada à busca por soluções técnicas e práticas, por meio de experimentações empíricas
e aplicações de conceitos científicos complexos para obtenção de resultados revolucionários.
III. A invenção está atrelada à criação de algo concreto e inexistente no mundo; ou melhor, à invenção de
uma nova tecnologia, produto, estrutura, sem, contudo, ter a garantia de aplicabilidade mercadológica.
IV. A invenção está atrelada à materialidade propriamente dita, enquanto que a inovação está ligada à
exploração de ideias e produtos que poderão potencializar melhor certos investimentos ao lhes conferir
significados e valores.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO
A inovação pode ser entendida como a implementação de algo totalmente novo ou significativamente
aprimorado em práticas de negócios, ambiente organizacionais ou relações externas. Agora imagine se
todos tivessem acesso a essa inovação, sem se preocupar com violações de segredos industriais ou com a
criação de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) internos.
Fonte: adaptado de: https://bit.ly/3Hxrb1J. Acesso em: 12 dez. 2022.
Sobre o conceito exposto, assinale a alternativa correta:
( ) Invenção.
( ) Open Innovation.
( ) Método Produtivo.
( ) Closed Innovation.
( ) Tecnologias da Informação e Comunicação.

4ª QUESTÃO
“Criada pelo economista Joseph Schumpeter em 1942, a teoria da Destruição Criativa sugere que os ciclos
de negócios operam sob longas ondas de inovação. Especificamente, à medida que os mercados são
perturbados, os principais grupos de industriais têm efeitos desproporcionais na economia.”
Fonte: PICKERT, L. AAA Inovação, 2022. 7 ondas da inovação: como elas influênciam no crescimento dos
negócios?. Disponível em: https://bit.ly/3V2pNY4. Acesso em: 12 dez. 2022.
Com base no trecho sobre a conceitualização das ondas da inovação, analise as afirmativas a seguir:
I. As ondas da inovação marcaram gerações desde a primeira revolução industrial, pois modificaram os
valores e estilos de vida para um mundo cada vez mais globalizado.
II. As ondas da inovação têm marcos tecnológicos, ou seja, alguma invenção que trouxe soluções eficientes
e fez com que as empresas mudassem a sua cultura e postura para atender às novas demandas.
III. As ondas da inovação estão ligadas com as invenções desenvolvidas pelas empresas que procuravam
desenvolver tecnologias extremamente avançadas como forma de melhorar a qualidade de vida das
pessoas.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

5ª QUESTÃO
Analise a imagem a seguir:

Com base na imagem e em seus conhecimentos sobre as formas de inovação, analise as afirmativas a seguir:
I. A inovação disruptiva está associada com a implementação de mudanças radicais, que rompem com
padrões e tradições, podendo dar origens a novos produtos, negócios ou mesmo indústrias.
II. A inovação incremental está associada a um processo gradual de melhoramento de serviços, produtos e
negócios já existentes, buscando otimizar os benefícios que serão colhidos pelos clientes.
III. A inovação tecnológica está associada aos avanços da tecnologia e em sua aplicação nos processos,
sistemas, modelos de negócios e prestação de serviço, o que impacta positivamente na geração de valores.
IV. A inovação radical está associada à ruptura da unidade empresarial e sua dissolução como uma entidade
centrada para uma modalidade descentralizada, regida por grupos de investidores que ditam suas diretrizes
em prol de lucros.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

6ª QUESTÃO
Analise a imagem a seguir:

Com base na imagem apresentada, sobre a inovação e sua relação com capacidades humanas, analise as afirmativas
a seguir:
I. A criatividade se restringe aos processos mentais do indivíduo, os quais poderão resultar em ideias que podem ou
não ser materializadas.
II. A invenção é a substanciação da criatividade, pois é o ato de dar forma às ideias, aplicá-las na realidade e ver os
potenciais reais do que foi concebido.
III. A criatividade está atrelada tanto com a inovação como com a invenção, pois exige percepção dos potenciais
inerentes a cada esfera, abrindo oportunidade de crescimento.
IV. A inovação é um subproduto da invenção, pois se resume na inserção dos bens criados nos tramites burocráticos,
de modo a encontrar investidores interessados em impulsionar a fabricação e comercialização dos bens.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
“Clemente Nóbrega, colunista da revista Época Negócios, afirma que inovação é “tudo que gera dinheiro
fora do molde usual” e que “se não gera é apenas novidade”. A inovação é a originalidade de produtos,
processos de produção e venda ou novos modelos de negócio.”
Fonte: PIMENTA, G. L. R. Administradores.com, 2010. A diferença entre novidade e invenção. Disponível em:
https://bit.ly/3VBBSVa. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sobre inovação e novidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Inovação e novidade são termos indissociáveis, pois a inovação inevitavelmente traz consigo novidades,
contudo apenas a novidade em alguns casos dificilmente consegue garantir a inovação.
II. Inovação diz respeito à gestão financeira da empresa, enquanto que a novidade abarca as competências
ligadas ao marketing e promoção dos serviços e produtos, e nas estratégias de conquista de clientes e/ou
investidores.
III. Inovação rompe com os padrões e crenças, trazendo novas perspectivas e formas de lidar com recursos,
tempo, processos, produção etc.; nesse aspecto, a novidade se manifesta no rompimento de um padrão e
adoção de outro diferente.
IV. Inovação e novidade estão atreladas aos processos empresariais, os quais repercutem tanto nos tramites
internos como na relação da empresa com o mercado, pois ao inovar em um modelo de negócio é
despertado o interesse dos consumidores/investidores em uma novidade comercial.
É correto o que se afirma em:
( ) I e IV, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.

8ª QUESTÃO
“A sustentabilidade envolve ações com relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento da sociedade. Uma
empresa sustentável se preocupa com o impacto que suas atividades afetam a natureza e a sociedade em
que está inserida.”
Fonte: https://bit.ly/3Y8T4mn. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no contexto da sustentabilidade na inovação, analise as afirmativas a seguir:
I. A sustentabilidade faz com que a obtenção de lucros diminua, pois as empresas acabam limitando o seu
poder de atuação frente à atenuação de impactos no meio ambiente.
II. A sustentabilidade está inserida no atual ciclo de evolução da inovação, levando em conta a finitude dos
recursos naturais e os mais diversos sistemas de equilíbrio dos ecossistemas.
III. A sustentabilidade faz parte de uma evolução cíclica da inovação, atrelada aos fatores tecnológicos que
permitem novas configurações, interações e abordagens de modelos de negócios.
IV. A sustentabilidade implica também na manutenção da saúde financeira das instituições, favorecendo o
desenvolvimento econômico que colabora com a qualidade de vida da sociedade e evita danos à natureza.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
“É importante saber que a inovação gera mudanças. E a ação de mudar só é possível após a consciência dos
parceiros, colaboradores e da própria agência. Além disso, as inovações proporcionam uma mudança não só
de mentalidade, mas também de métodos, processos organizacionais e até mesmo de ferramentas.”
Fonte : https://bit.ly/3Y8T4mn. Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no contexto apresentado sobre as mudanças que a inovação proporciona para o cenário
empresarial, analise as afirmativas a seguir:
I. A inovação impacta a cultura da empresa, pois remodela a postura e valores segundo as mudanças
implementadas para o cumprimento dos objetivos.
II. A inovação implica em mudanças que afetam a integridade de uma empresa, pois adapta novas
estratégias de produção, de modalidade de serviços, dentre outros.
III. A inovação compreende uma totalidade de fatores, de modo que os mais diversos setores empresariais
se adequem às demandas e reformulações estratégicas dos processos.
IV. A inovação garante a sobrevivência de um negócio, pois permite que este se adapte às necessidades dos
consumidores e do mercado em geral, garantido mais eficiência em diversos processos.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
“Open Innovation é uma abordagem de negócios que mobiliza fluxos de conhecimento internos e externos
para acelerar a inovação. Ela estimula a colaboração entre empresas, startups, órgãos públicos, cientistas e
consumidores para criar ou otimizar produtos.”
Fonte: https://bit.ly/3Hxrb1J. Acesso em: 12 dez. 2022.
Sobre Open Innovation, analise as afirmativas a seguir:
I. Open Innovation permite a colaboração associativa entre empresas, profissionais, equipes e consumidores,
para que juntas possam garantir resultados mais assertivos.
II. Open Innovation é responsável pela criação de grandes corporações que vão fundindo outras empresas
do mesmo nicho, como formas de monopolizar o segmento em uma única linha de serviços.
III. Open Innovation tem como base o compartilhamento de informações, ou seja, os agentes envolvidos
devem evitar reter, esconder certos conhecimentos, pois se cria um fluxo de informações continua entre os
envolvidos.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) I, II e III

Podemos te ajudar!

FALE CONOSCO

Contato: (19) 98773-4238

Compartilhe esse artigo

Fale Conosco


E-mail

019assessoriaacademica@gmail.com

WhatsApp

(19) 98773-4238

Link para o WhatsApp