SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor,
SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA
A leitura é um processo que vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo a interação entre leitor, texto e contexto. Segundo Freire (1989), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, mostrando que o ato de ler é também compreender e interagir criticamente com a realidade. Por isso, cabe ao professor desenvolver práticas que promovam leitores autônomos, críticos e capazes de atribuir sentidos aos textos.
Assim como a literatura infantil pode ser ponto de partida para sequências didáticas, o trabalho com estratégias de leitura permite aos alunos experimentar diferentes etapas do processo leitor: pré-leitura, leitura compreensiva, leitura interpretativa e leitura crítica.
Referências de Apoio
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2003.
KOCH, Ingedore. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.
VENDRAME, C. B.; BONNICI, C. G. A.; SOUZA, M. M. P. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: Unicesumar, 2022.
Proposta a Ser Desenvolvida
Como graduando(a) do curso de Pedagogia, elabore uma sequência didática voltada para o desenvolvimento da leitura crítica em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a construção dessa atividade, utilize como referência os conceitos apresentados na Unidade 3 do seu material de estudos, que abordam práticas de leitura reflexiva, análise de gêneros textuais e estratégias que promovem a interpretação crítica e a compreensão profunda do texto.
Roteiro para a Elaboração da Sequência Didática
1. Público-alvo
Defina a série/ano escolar para a qual sua sequência será planejada.
2. Gênero Textual
Escolha o gênero que será trabalhado (ex.: fábula, poema, crônica, parlenda, notícia).
3. Apresentação da Situação
Indique o texto (obra ou trecho) que será utilizado.
Explique qual gênero textual será explorado.
Contextualize: como o tema do texto pode ser relacionado à realidade dos alunos?
Elabore uma pergunta inicial que desperte a curiosidade da turma.
4. Produção Inicial
Proponha uma questão norteadora para levantar as hipóteses dos alunos sobre o texto.
Explique como as hipóteses serao registradas (ex.: cartaz, quadro, caderno).
Indique qual será a primeira produção dos alunos (desenho, frase, pequena escrita, dramatização etc.).
5. Desenvolvimento dos Módulos
Módulo 1 – Pré-leitura
Quais estratégias de antecipação você usará (observação da capa, título, ilustrações, conversa inicial)?
Módulo 2 – Leitura e Compreensão
Como sera feita a leitura do texto (pelo professor, em duplas, leitura compartilhada)? Que perguntas de interpretação você fará para estimular a compreensão?
Módulo 3 – Análise Linguística
Quais aspectos linguísticos do texto você destacará (vocabulário, expressões, ortografia, pontuação, estrutura)?
Módulo 4 – Releitura Crítica e Reescrita
Que debate crítico sera promovido com os alunos sobre o tema do texto?
Qual será a proposta de reescrita ou transformação do texto (final alternativo, versão coletiva, mudança de personagem etc.)?
5. Produção Final
Como sera organizada a produção final dos alunos?
De que forma os resultados serao socializados (exposição, mural, leitura pública, coletânea digital)?
MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 54_2025
SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ MAIS INFORMAÇÕES AQUI

A metodologia da Língua Portuguesa estimula a competência comunicativa e fortalece a compreensão textual; primeiramente, os professores planejam atividades diversificadas. Em seguida, eles aplicam estratégias de leitura e escrita. Além disso, a metodologia valoriza a interpretação crítica e, por conseguinte, melhora o desempenho dos alunos. Entretanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades cognitivas. Por outro lado, os educadores adotam recursos didáticos inovadores. Assim, o ensino integraliza teoria e prática; portanto, amplia oportunidades de aprendizagem. Ademais, os professores aperfeiçoam métodos; outrossim, a avaliação reforça o progresso. Não obstante, a tecnologia otimiza registros pedagógicos. De fato, o acompanhamento contínuo sustenta resultados efetivos. Logo, a metodologia consolida habilidades linguísticas; dessa forma, assegura aprendizagem significativa. Ademais, a prática docente impulsiona o sucesso educacional. Finalmente, a Língua Portuguesa transforma o pensamento crítico e consolida a cidadania.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238

