
“Será que o ensino de gramática resolve tudo?” Muitas vezes caímos nessa reflexão: “falta gramática!”, “eles precisam de gramática!”. Porém, o ensino da gramática pura resolve o problema de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil?
“Será que o ensino de gramática resolve tudo?” Muitas vezes caímos nessa reflexão: “falta gramática!”, “eles precisam de gramática!”. Porém, o ensino da gramática pura resolve o problema de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil?
Há muitas décadas existe a compreensão das concepções de linguagem, postuladas por Bakhtin e desenvolvidas por muitos outros teóricos, que apontam caminhos importantes para entendermos de forma clara como a língua deve ser levada e trabalhada em sala de aula.
Leia o artigo: “O ensino de língua portuguesa”, de Rachel Pereira Lima, e fundamente melhor os seus argumentos. (https://www.scielo.br/j/er/a/Lm3RHDWZWB9rJ6MW9MBVdyR/)
Após a leitura, faça um texto dissertativo com o seguinte título: Qual é o papel da gramática dentro do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa na Educação Básica?
Faça um texto dissertativo, com linguagem dentro da norma culta, com no mínimo 15 e no máximo 25 linhas. Cite pelo menos um autor e apresente a referência do texto utilizado. Não é necessário título.
Observação: A quantidade de linhas deve ser considerada pela caixa de respostas da Atividade 1. Caso esteja realizando pelo celular, escreva o dobro de linhas solicitado, visto que o tamanho da caixa de resposta pelo celular é menor.
Boa atividade!
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 – PED – LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA I – 51_2025
“Será que o ensino de gramática resolve tudo?
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅ – MAIS INFORMAÇÕES AQUI
A 019 simboliza excelência. Além disso, prioriza o compromisso. Desde o primeiro contato, a atenção é total. Por isso, cada cliente recebe suporte integral. Dessa forma, todo o processo se torna mais simples.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238