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Um dos materiais mais utilizados em salas de aula na educação escolar pública sem dúvida é o Livro Didático (LD)

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Um dos materiais mais utilizados em salas de aula na educação escolar pública sem dúvida é o Livro Didático (LD)

Um dos materiais mais utilizados em salas de aula na educação escolar pública, sem dúvida, é o Livro Didático (LD). Sua relevância é tanta em nossa cultura institucional, que está previsto como um direito constitucional dos educandos. Por isso, temos o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que avalia e destina as obras didáticas, pedagógicas e literárias com finalidades de prática educativa às escolas públicas de Educação Básica das redes federais, estaduais, municipais e distrital, em que se inclui a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) (BRASIL, 2017). Contudo, será que existem livros próprios e adequados para as turmas de jovens e adultos?

 

Existem inúmeras situações em todo o nosso país, mas muitas instituições e professores da EJA utilizam os mesmos livros destinados para o ensino regular, por falta de disponibilização de materiais próprios para esta modalidade, a fim de suprirem uma falha nas políticas públicas voltadas à Educação. Sabemos que a abordagem de muitos LD dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, não é coerente com o perfil das turmas de jovens e adultos, logo há uma demanda para que haja as adequações das atividades por parte do professor.

 

Para que você compreenda melhor esse desacordo entre o LD feito especificamente para crianças e o uso com jovens e adultos, convido você a pegar um Livro Didático e folhear para ver como são apresentadas as atividades (figuras, vocabulário, forma de interação com o leitor, exemplos e atividades presentes, entre outros aspectos). Depois, reflita se você, enquanto adulto, se sentiria respeitado pela faixa etária, história de vida e conhecimentos acumulados ao longo de sua trajetória, ao receber uma das atividades propostas neste livro.

 

Em seus estudos sobre Livro Didático na EJA, Merli (2018, p. 249) concluiu que:

 

“[…] é necessário compreender o Livro Didático como parte da prática pedagógica, mas não como parte única; compreendê-lo como um dos elementos pedagógicos, pois nele constam memórias, elementos que podem trazer vida e realidade à aula do professor e à participação e aprendizagem do aluno. Hoje, o currículo deve ser visto como um elemento crítico, no qual aluno e professor possam construir juntos o conhecimento, sempre partindo do conhecimento teórico-científico que o professor traz consigo, mas utilizando do conhecimento que o aluno obteve em sua vivência. A partir disso, o Livro Didático pode ser um aliado, tanto ao influenciar com o conhecimento científico historicamente acumulado, [quanto] ao trazer elementos culturais da realidade do aluno, agregando um ao outro, construindo novos saberes e novas visões de mundo, para que dessa forma possam existir práticas emancipatórias dentro do contexto social e cultural onde aluno e professor vivem e convivem”.

 

Com essa análise, percebemos que há valor no Livro Didático e, sendo este um dos poucos recursos disponibilizados aos professores da EJA, em muitas escolas, se faz necessária a adaptação de atividades, exemplos, figuras e o que mais for necessário. Trata-se de aproveitar o que é bom e substituir ou melhorar o que precisa.

 

Considerando o exposto, sua ação nesta atividade será analisar um Livro Didático de Língua Portuguesa, do ciclo de alfabetização (1º, 2º ou 3º ano) do Ensino Fundamental, considerando as necessidades de uma turma de EJA. Para tanto, siga os passos a seguir:

  1. Encontre um Livro Didático de Língua Portuguesa, que seja para o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Fundamental, cuja elaboração tenha sido respaldada pelo PNLD e a publicação tenha sido, de preferência, a partir de 2013 (veja a ficha catalográfica).
  2. Escolha uma sequência didática do livro selecionado, contendo um texto de apoio (fábula, conto, poema etc.) e, ao menos, uma atividade de estudo (questionário, elaboração de texto etc.).
  3. No formulário padrão desta atividade haverá um campo para você digitar as informações do texto de apoio (título, autor – se houver – e um excerto de 5 a 10 linhas do Word) e outro para você inserir uma ou, no máximo, duas fotos da atividade de estudo a ser analisada.
  4. Após esses registros, você deverá inserir a sua análise sobre a sequência didática, considerando a aplicação para uma turma de EJA, em que se deve respeitar os objetivos propostos para esta modalidade. Assim, deverá responder às seguintes perguntas de forma argumentativa: a) Na sequência didática, há elementos compatíveis com a faixa etária de jovens e adultos? b) É respeitada ou proporcionada autonomia e participação ativa do aluno em seu processo formativo? c) Há valorização da história de vida e/ou conhecimentos do aprendiz? Em seus argumentos, você poderá utilizar autores para realizar citações indiretas, ou seja, com suas palavras, neste caso, deverá apresentar a referência com base na ABNT, ao fim da atividade (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas do Word).
  5. Por fim, explique quais possíveis adaptações você, enquanto professor da turma de EJA, realizaria nesta sequência didática, para poder aplicá-la aos adultos, sem perder a essência do conteúdo (mínimo de 5 e máximo de 10 linhas do Word). É necessário inserir a referência do Livro Didático, também, conforme ABNT, ao final da atividade.

Atenção:

 

MAPA – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 51/2024

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