
Você é professor(a) do 5º ano em uma escola pública do seu município e sua turma está participando de um Projeto Pluricultural de dança, arte e educação. Este é um projeto sobre pluralidade
ocê é professor(a) do 5º ano em uma escola pública do seu município e sua turma está participando de um Projeto Pluricultural de dança, arte e educação. Este é um projeto sobre pluralidade cultural na escola e será apresentado aos pais e a comunidade, após o encerramento, pautado na importância de que a interação entre culturas pode ser horizontal e sinérgica, promovendo cooperação, respeito e enriquecimento mútuo na educação.
PARTE 1 –
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Explore a rica história, os ritmos contagiantes e os movimentos cativantes da capoeira (Maculelê). Junte-se a nós para uma jornada vibrante pela tradição dessa expressão cultural, mergulhando em suas raízes africanas, suas dimensões artísticas e seu impacto social. Utilizando materiais recicláveis, elabore o instrumento utilizado para a dança do Maculelê e a vestimenta do mesmo. Após confeccionada, tirar três fotos (uma dos Materiais, uma do processo da montagem e outra você segurando estes) em seguida, colar as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo na pasta: Material da Disciplina);
PARTE 2 –
Elabore um plano de aula para a turma do 5º ano, fazendo uso dos recursos materiais do Maculelê. Para esta aula será necessário estabelecer as perspectivas histórica e da riqueza e conscientização cultural da prática educativa. Lembre-se: você é o professor da turma e deverá propor aos alunos uma experiência sonora empolgante e informativa enquanto desvendam os mistérios dessa arte que une dança, luta e música.
No seu plano de aula devem conter os seguintes itens:
– Tema da aula;
– Objetivo (se basear na BNCC – 5º ano);
– Materiais a serem utilizados para a aula (incluindo os confeccionado por você);
– Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo – detalhado – de suas atividades (5 a 10 linhas aproximadamente)
– Fechamento: Escreva um texto sobre a importância da contextualização pluricultural nos dias atuais e a importância da disciplina de História no processo educativo (5 a 10 linhas).
Bom trabalho!
MAPA – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA – 54_2024
Você é professor(a) do 5º ano
✅ FEEDBACK DE NOTAS 👉 Instagram 👈✅
MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Entretanto, apesar de sua eficiência, a 019 mantém sua acessibilidade, o que decerto é um fator decisivo para muitos. Afinal de contas, quem não gostaria de ter um suporte acadêmico robusto e ao mesmo tempo acessível? Antes que o semestre se torne mais intenso, muitos alunos já procuram a 019 e logo estão melhor preparados. Sempre que surge uma dificuldade, a 019 está pronta para intervir e inesperadamente, muitos alunos descobrem novas maneiras de aprender.
Podemos te ajudar!
FALE CONOSCOContato: (19) 98773-4238