Você sabe como calcular o preço de venda utilizando como estratégia de precificação o mark up? A formação de preços é muito importante para a saúde financeira de um negócio. - 019 Assessoria

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Você sabe como calcular o preço de venda utilizando como estratégia de precificação o mark up? A formação de preços é muito importante para a saúde financeira de um negócio.

Você sabe como calcular o preço de venda utilizando como estratégia de precificação o mark up? A formação de preços é muito importante para a saúde financeira de um negócio.

Você sabe como calcular o preço de venda utilizando como estratégia de precificação o mark up?

A formação de preços é muito importante para a saúde financeira de um negócio. O ideal é que as vendas cubram todos os gastos e gerem lucro para o empreendedor. Para saber como precificar seus produtos se baseando nos custos, é importante calcular o mark up, o qual se trata de um índice muito útil para quem quer formar preços de forma consciente. Conhecer o mark up aplicável a seus produtos facilita o processo de precificação, especialmente para quem está começando a empreender e garantir uma venda saudável. Como se trata de um índice que considera os custos da empresa e a margem de lucro esperada, ele auxilia a visualizar qual o preço mínimo viável para que uma venda não traga prejuízos.

Fonte: https://olist.com/blog/pt/gestao-empresarial/gestao-financeira/como-calcular-markup/. Acesso em: 10 out. 2025.

O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo quanto à formação do preço de venda de determinado produto utilizando o mark up como ferramenta para esse cálculo.

Leia atentamente o enunciado da atividade a seguir.

ATIVIDADE PROPOSTA

João Carlos acaba de ingressar como sócio numa loja que representa e comercializa um único modelo de fone de ouvido sem fio. Esse aparelho se destaca no mercado por oferecer excelente qualidade sonora, por ter um design moderno, tecnologia e acabamento com materiais confortáveis.
Imagine que você foi contratado por João Carlos na função de contador e que você tenha sido desafiado a calcular o preço de venda por unidade de cada dispositivo, observando os seguintes dados:

– O custo de aquisição de cada fone de ouvido é de R$ 200,00.
– Os impostos sobre vendas representam o total de 20%.
– A comissão sobre vendas é de 2%.
– As despesas operacionais representam 4% sobre o valor da venda.
– A margem de lucro pretendida é de 10% sobre o valor da venda.

Depois de analisar as informações apresentadas, pede-se:

1. Calcule o preço de venda de cada fone de ouvido, utilizando como estratégia de precificação o mark up divisor (não esqueça de apresentar os cálculos realizados para encontrar o resultado apurado).
2. Com base no preço de venda calculado no item anterior, apresente a demonstração do resultado simplificada referente a venda de uma unidade do dispositivo.
3. Sabendo que o fornecedor dos fones de ouvido já comunicou reajuste de 2,5% para a próxima negociação, e considerando que o senhor João Carlos decidiu não repassar tal aumento aos seus clientes, mantendo o mesmo preço de venda já praticado na revenda do produto, qual será o novo percentual de margem de lucro a ser considerado se não ocorrer nenhuma alteração nos demais percentuais de gastos? Demonstre os cálculos.

IMPORTANTE:

MAPA – CCONT – CONTABILIDADE E ANÁLISE GERENCIAL – 54_2025

Você sabe como calcular o preço de venda

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A contabilidade e a análise gerencial orientam decisões estratégicas e fortalecem a eficiência empresarial; primeiramente, os profissionais identificam informações relevantes. Em seguida, eles avaliam indicadores de desempenho. Além disso, a contabilidade interpreta resultados e, por conseguinte, apoia o planejamento corporativo. Entretanto, as organizações enfrentam cenários complexos. Por outro lado, os gestores adotam métodos analíticos. Assim, a análise gerencial integra finanças e estratégia; portanto, amplia a competitividade. Ademais, a tecnologia aperfeiçoa os processos decisórios. Outrossim, a transparência reforça a confiança institucional. Logo, a informação contábil sustenta escolhas racionais. Dessa forma, a contabilidade promove o equilíbrio econômico. Aliás, o conhecimento técnico impulsiona o desenvolvimento organizacional. Finalmente, a análise gerencial consolida o progresso sustentável. Ademais, se tornando fundamental.

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